A linha AORUS da GIGABYTE sempre nos surpreende com sua qualidade e quantidade de recursos, com ótimas construções de placas, tecnologia e inovações para os usuários e gamers mais exigentes. Produtos que parecem fazer parte da adrenalina daquele game mais instigante.
E seguindo nesta mesma linha, recebemos da GIGABYTE a placa mãe B450 AORUS M, com o chipset AMD B450 para processadores AMD e que, como as outras placas AORUS que recebemos, nos surpreendeu muito pela qualidade top de linha e no capricho pelos detalhes visuais e tecnológicos.
Na caixa do produto GIGABYTE, sempre completa, a placa mãe era acompanhada por CD de instalação, 2 cabos SATA, manual, um adesivo para personalizar o seu gabinete com a logomarca AORUS e o espelho da placa mãe personalizado na cor preta também com o logo da marca AORUS.
A B450 AORUS M tem o tamanho Micro ATX (de onde vem o “M” do nome) com as dimensões de 24,4 x 24,4 cm de ótima construção robusta e mesmo sendo um pouco mais simples que outras da mesma linha, a qualidade salta aos olhos.
Beleza, elegância, muita tecnologia e qualidades que podem transformá-la em uma opção custo-benefício como veremos ainda neste artigo.
Ela segue o padrão PCI Express 3.0, possui um slot de expansão PCIe X16, um PCIe X4 e outro X1. São 6 conectores SATA 6Gb/s e o USB nativo 3.1 Gen 2 de velocidade até 10 Gbps estão presentes em 2 portas Tipo A (vermelhas) no painel traseiro, que também tem outras 4 portas USB 3.1 Gen 1 e 2 USB 2.0/1.1. Podemos encontrar também uma porta para teclado/mouse PS/2, 1 porta DVI-D, 1 HDMI, porta RJ-45 e 6 tomadas de áudio.
Quatro slots para a memória RAM DDR 4 que suporta até 64GB, com arquitetura de canal duplo e pode aceitar módulos DDR4 3600 (em Over Clock), 3466 (OC), 3200 (OC), 2933, 2133 e também aceitando memórias padrão ECC sem buffer DIMM 1Rx8/2Rx8 (operando no modo não ECC).
Memórias que suportam o padrão XMP (Extreme Memory Profile), tecnologia disponível nesta B450 M, podem chegar no seu limite de operação entregando muito mais desempenho.
O padrão AORUS de qualidade guarda o capricho em detalhes que, como são muitos, talvez alguns escapem neste artigo, destaques como a construção dos pinos sólidos para os conectores de alimentação ATX de 24 e 8 pinos, ganhando mais eficiência, durabilidade e resistência. Outro destaque e que é mais visível é o controle térmico da placa mãe, a preocupação com o alto desempenho mesmo em situações extremas de jogos ou aplicativos mais exigentes.
A B450 AORUS M possui 5 sensores térmicos, 3 conectores de ventoinhas híbridos com suporte para fans de alta corrente de até 24W (2Ax12V) com proteção contra sobrecorrente, incluindo a tecnologia Fan Stop. Pelo aplicativo da placa mãe é possível controlar e customizar a operação das ventoinhas (exceto a ventoinha do processador).
O seu VRM com um dissipador robusto possui 10 bobinas de alta qualidade com a tecnologia Hybrid Digital PWM + Lower RDS(on) Mosfets onde o sistema é preparado para processadores mais exigente em performance e temperatura, mas são mais sensíveis a variações de tensão como os Ryzens de 2ª geração, garantindo alta performance, aliada ao maior controle de temperatura.
A preocupação na parte térmica inclui o conector para SSD M.2 que tem a proteção de um dissipador robusto que garante uma boa temperatura, mesmo no stress do sistema.
Outro destaque que não podemos esquecer é a tecnologia DualBIOS onde o BIOS principal é protegido por um backup de eventuais falhas do sistema, vírus, erros no momento de uma atualização de BIOS etc.
Antes de prosseguirmos com mais características, aproveitamos o gancho para destacar de como esta placa é um ótimo custo-benefício para a plataforma AMD, pois, sendo preparada para processadores mais exigentes e em overclock, destacamos que ela pode receber desde o simples processador Athlon 200GE de 3.2 GHz e TDP de 35W (muito frio e limitado), além dos Ryzen de 1ª, 2ª e 3ª gerações até o poderoso Ryzen 9 3950X de 3.5 GHz que pode chegar até 4.7 GHz e tem o TDP de 105W, se tornando assim uma excelente placa mãe que pode ser a base para um PC que pode evoluir em upgrades, onde o limite ainda não é bem claro, explicamos:
A AMD está prometendo um upgrade do BIOS dos B450 para que possam receber os Ryzen 4000, a nova geração ainda mais poderosa, mas ainda não temos mais detalhes, até o fechamento desta matéria.
A placa mãe também possui leds de diagnostico onboard controlada pelo BIOS (CPU, DDR, VGA e HDD). Aliás o seu BIOS é bem intuitivo, dando controle total ao usuário desde voltagem, overclock de processador e memórias, ventoinhas, temperaturas.
O conjunto de software de controle para o usuário inclui também aplicativos como o ótimo controle e gerenciamento de rede com o exclusivo Realtek 8118 que garante a alocação automática de largura de banda, garantindo a maior prioridade da rede dos jogos ou aplicativos. O usuário tem também acesso ao 3D OSD que detecta e exibe automaticamente informações do sistema durante os jogos, sem precisar alternar entre as telas.
O áudio também é destaque com design integrado de alta qualidade, o Realtek ALC 892 codec que garante um som realista para gamers profissionais (até 5.1 e 7.1), que conta com proteção contra ruído de áudio com led luminoso demarcado na placa mãe.
Não poderíamos deixar de falar no RGB FUSION 2.0 que é ideal para o seu setup RGB, contando com conectores de leds na placa mãe e controle por software para customização completa.
B450 AORUS M é uma placa completa e que impõe respeito (mesmo sendo um pouco menor, enganando os mais desavisados) é uma ótima plataforma para iniciar sua caminhada pelos processadores AMD sem um limite claro do final de suas upgrades e aventuras.