Processador de 16 núcleos no AliExpress, é bom negócio? AMD Opteron!

Processadores AMD Opteron são bons para jogos? Uma pergunta dos seguidores do canal e de nosso site vem aparecendo muito para nós e fomos pesquisar algumas informações antes de partir para os testes.

O CPU Opteron (baseados no core SledgeHammer) da AMD foi lançado oficialmente em abril de 2003 e veio com muitas melhorias para as plataformas de servidores de alto desempenho e workstations, a principal foi poder trabalhar com processamento de 32 bits e em 64 bits nativos, sem perder desempenho. Este foi o primeiro processador a implementar a arquitetura AMD64.

Itanium
Itanium, no começo, apenas 64 bits

Em 2002 a Intel e a HP haviam apostado suas fichas no processador Itanium que lidava apenas com o processamento de aplicativos 64 bits, não dando espaço para os 32 bits, não fazendo muito sucesso para os servidores.

Os Xeons já existiam, mas eram uma outra linha em desenvolvimento (levavam o nome de Pentium II Xeon, Pentium III etc.) e que foram aproveitadas e desenvolvidas para, em 2004, já poderem brigar com a AMD Opteron.

A AMD conquistou assim um bom espaço entre os processadores para servidores e a corrida pelo melhor processamento que já existia para o usuário final entre Intel e AMD, se acirrou também no segmento para servidores e estações de trabalho de alto desempenho.

Amd x Intel
Briga antiga: AMD X Intel

Na AliExpress um kit para montar um PC AMD Opteron nós encontramos por R$ 573,73 que incluem a placa mãe X89 L, que tem o soquete G34 (este soquete foi lançado em 2010 para atender a linha Opteron possuindo placas que comportam até 4 CPUs), 8 GB de memória RAM ECC de 1600 MHz e um processador Opteron 6281 (Codinome Interlagos), lançado em 2011.

Este CPU não é listado na AMD e provavelmente ele tenha sido um lote específico para alguma empresa. Fomos atrás das informações do seu irmão em lançamento, o Opteron 6282 SE, também lançado em 2011. Ele possui também 16 núcleos e 16 threads, clock de 2.6 GHz podendo chegar a 3.0 GHz e TDP de 140W. É um processador especializado para o trabalho em servidores e estações de trabalho de alto desempenho (edições de vídeos, imagens, etc.), mas e para jogos, o que é necessário?

CPUZ Opteron
Especificações do AMD Opteron 6282 SE

O que precisamos avaliar para um bom desempenho em jogos, por exemplo é a sua boa pontuação por núcleos, o single thread rating que no caso do Opteron 6281/6282 SE é de 960, número baixo, se compararmos com o lançamento de 2012 da própria AMD o FX-8350 que foi lançado para desktop, que alcança a pontuação de 1564 no single. O FX-8350 possui menos núcleos (4 reais e 8 threads), um clock maior, podendo chegar a 4.2 GHz e tem um TDP de 125W.

Linha Opteron
Comparativo dos Opterons com o CPU para desktop: AMD FX-8350

Se por um lado ele tem um single thread rating baixo, talvez poderia levar vantagem pela grande quantidade de núcleos. Procuramos, então, um outro AMD Opteron com um single thread rating maior e encontramos Opteron 6238 onde alcança os 1165 pontos em cada núcleo. Esse processador tem o clock de 2.6 GHz, podendo chegar a 3.2 GHz, possui 6 núcleos e 12 threads e um TDP 115W (sistemas que sempre precisam de uma atenção especial para boas fontes de alimentação, principalmente se incluirmos uma boa placa de vídeo).

opteron e processador da NASA
Comparativo dos antigos CPUs da AMD com novo CPU para servidores AMD EPYC

Apenas testes podem dizer se esses CPUs da AMD passam no desafio de jogos mais pesados e podem ou não ter vantagens sobre outros processadores da Intel ou da própria AMD.

PROCESSADOR DE 16 NÚCLEOS NO ALIEXPRESS, É UM BOM NEGÓCIO? AMD OPTERON! Confira:

Leave A Reply

Your email address will not be published.