Eu errei! Retestando fans no gabinete com fluxo de ar inverso, fez diferença? Ficou melhor?

No vídeo sobre o kit de 6 ventoinhas RGB que recebemos da Banggood da marca Coolmoon, o COOLING RGB FAN, nos da TecnoArt cometemos um pequeno erro na montagem dos fans na parte frontal do gabinete, colocando de forma invertida, fazendo com que o ar fosse puxado para fora e não para dentro como deveria ser o certo, de acordo com o que é usual fazer nesse tipo de instalação.

Kit de Fans da Coolmoon Cooling RGB FAN
Cooling RGB Fan da Coolmoon

Nos gabinetes mais atuais, inclusive os mais voltados para jogos e estações de alto desempenho, existem locais já específicos para a instalação das ventoinhas, pois na maioria dos casos os processadores e placas de vídeo utilizadas atualmente tem uma alta performance e dependendo do processamento (jogos pesados ou programas exigentes no uso do PC) tem a tendência de ter uma temperatura mais elevada e dependendo da estação do ano (se o ambiente não tem ar condicionado) o PC pode esquentar bem mais, mesmo o CPU tendo o seu cooler e a placa de vídeo ter os seus fans funcionando bem.

Gabinetes novos tem espaços para alguns fans
Novos gabinetes tem muitos espaços para fans

A alta temperatura pode deteriorar a performance do PC ou até desligá-lo ou danificar permanentemente algum componente importante.

Por isso, na montagem de um PC é necessária a preocupação com a temperatura do equipamento. Antigamente, quando a computação se restringia a empresas com setores específicos, a regra era utilizar um sistema de ar condicionado que mantinha as temperaturas bem baixas no ambiente de trabalho.

Mais coolers
Air Coolers e os Water Coolers

No caso de computadores pessoais temos os Air Coolers e os Water Coolers.

No nosso caso, o problema foi a troca no sistema de Air Coolers, que chamamos de Fans ou também de ventoinhas (pequenos ventiladores).

A primeira parte do teste foi feita em condições parecidas com a da primeira vez, mas a temperatura ambiente era bem menor (12º a 14º), tendo a placa mãe 32º (35º na anterior), processador 70º (74º na anterior), placa de vídeo em 61º (63º) e gabinete ficou em 30.1º com 32º C no teste anterior.

Novos testes
Novos testes, agora com os fans instalados corretamente

Com certeza, a variação de temperatura ambiente influenciou também nos resultados com o stress de uma hora do sistema e agora com os fans frontais do gabinete trazendo de forma correta o ar para dentro do PC: a placa mãe ficou com 30º (28º no teste anterior), o processador ficou com os mesmos 65º, a placa de vídeo (60º) e a temperatura do vidro do gabinete (28.8º) ficaram praticamente iguais ao teste anterior.

A teoria para um resultado tão semelhante seria que, no caso anterior, o grande volume de ar que circulou dentro do gabinete, mesmo com os fans estarem invertidos, fez a temperatura abaixar, pois tivemos a sorte de ser um dia de temperatura amena. Acreditamos que num dia de verão não teríamos tanta sorte e os resultados seriam bem mais elevados.

Movimento de ar ideal para o gabinete
O esquema para o sentido correto do ar no gabinete

No segundo teste os valores seriam os mais corretos para uma operação de stress de sistema do dia a dia com a segurança para dias mais frios ou mais quentes do ano, garantindo as temperaturas normais.

Kit RGB Instalado
Kit da Coolmoon em ação

Na compra e instalação do sistema de refrigeração sempre devemos levar em conta, além de uma boa marca e boa recomendação como a nossa parceira Banggood, os dados técnicos como a velocidade dos fans (RPM), Fluxo de ar (CFM), dimensões corretas para o seu gabinete (8mm, 12mm), acabamento da peça por durabilidade e segurança e principalmente o ruído (decibéis – dBA). O ideal que tenha sempre o grande fluxo de ar e velocidade (gerando grande volume de ar) com baixos decibéis (dBA). No caso dos fans da Coolmoon ficaram em 25 decibéis.

Sentindo do ar na ventoinha
Um exemplo de como identificar o sentido do ar na ventoinha

E o sentido das ventoinhas, como descubro? Geralmente, por norma, existem marcações visíveis nas peças como setas indicando a direção do vento. Se não houver, a melhor maneira é ligar o fan e sentir, com a mão, a direção do vento. Respeitando o projeto de ventilar as peças que aquecem mais como o processador, memórias, discos e placa de vídeo, colocando os fans da parte da frente do gabinete jogando o ar para dentro, se houver espaço para um fan na lateral e/ou na parte debaixo do gabinete, o ar deve também ser jogado para dentro. E os fans que devem jogar o ar para fora são os da parte traseira e superior da estrutura. Sempre observando que sejam ventoinhas de tamanhos harmônicos ou seja, se usar 3 ventoinhas de 12mm, por exemplo na entrada de ar, tente usar o mesmo tamanho e quantidade para a saída de ar. E como todos os itens no seu PC, sempre uma boa pesquisa é recomendada.

EU ERREI! RETESTANDO FANS NO GABINETE COM FLUXO DE AR INVERSO, FEZ DIFERENÇA? FICOU MELHOR?

Leave A Reply

Your email address will not be published.