Fans no gabinete fazem diferença? Instalei 6 fans no meu PC e olha só o que deu!

Recebemos da Banggood (br.banggood.com), a nossa parceira na China um kit de 6 ventoinhas (fans) RGB da marca Coolmoon de 120mm, chamado COOLING RGB FAN. Na caixa, o kit bem completo, acompanha, além dos indispensáveis parafusos, cabos, controladora de fans e um controle remoto bem completo.

KIt fans na Banggood
Cooling RGB Fan na Banggood

Um bom projeto de refrigeração do PC é importante, pois uma temperatura muito elevada pode influenciar negativamente no desempenho do processamento de todos os componentes envolvidos.

Um sistema de fans eficiente não substitui os itens básicos como os fans da placa de vídeo ou o cooler do processador, mas auxilia a refrigeração do conjunto em operações de grande processamento ou stress do setup.

Movimento de ar ideal para o gabinete
O caminho para o ar no gabinete

No caso do kit da Coolmoon, além de um sistema eficiente que compõe bem um projeto de refrigeração, ele também tem um ótimo conjunto RGB com muitas opções desde inúmeras cores estáticas, sincronização de música e esquemas multicores. Na controladora também podemos plugar mais leds para ela gerenciar em sincronia com o resto do sistema.

Kit de Fans da Coolmoon Cooling RGB FAN
Kit da Coolmoon: bem completo

A velocidade dos fans é 1400 RPM e o seu ruído é baixo, em torno dos 25 decibéis, produzidos em ABS (Copolímeros de acrilonitrila butadieno estireno), são de boa fabricação e parecem ser bem resistentes. Acompanha controle remoto completo que inclui a velocidade dos fans e troca de esquema de cores.

Fizemos testes de temperaturas no PC Gamer principal da TecnoArt com e sem os fans da Coolmoon no gabinete para atestar a sua eficiência no conjunto da refrigeração. Será que há diferenças importantes nas temperaturas?

kits fans em ação
Fans em ação em nosso PC Gamer

O nosso setup conta com um Ryzen 7 1700X, GTX 1660 OC, 16GB montados numa placa mãe Asus Prime X370 equipada já com um water cooler para o processador. E o gabinete é o Cougar GeminiS.

Estressamos os principais componentes do PC (CPU, memórias, discos de armazenamento e placa de vídeo) com o programa AIDA64 (www.aida64.com) na sua opção System Stability Test e monitoramos as temperaturas internas com o programa HWiNFO64 (www.hwinfo.com) e com um medidor de temperatura digital fizemos o acompanhamento da temperatura do vidro do gabinete.

Teste de stress do sistema
Estressando o sistema com o AIDA64

Inicialmente deixamos o equipamento estressando por uma hora com as ventoinhas do gabinete desligadas e a temperatura da placa mãe ficou em 35 ºC, a do processador em 74 ºC, placa de vídeo em 63 ºC e a medição da temperatura externa do gabinete ficou em 32 ºC.

Temperatura do vidro do gabinete com os fans ligados
A temperatura ficou sob controle

Na sequência, com todos os 6 fans em ação, fizemos mais uma hora de stress do equipamento e com o sistema de refrigeração da Coolmoon os resultados foram realmente mais baixos com a placa mãe com 28 ºC, processador com 65 ºC, placa de vídeo com 60 ºC e a temperatura externa ficou em 28,5 ºC.

controladora dos fans
A controladora dos fans da Coolmoon

Um bom sistema de refrigeração é sempre importante, principalmente para setups que demandam processamentos mais intensos e que a temperatura pode se elevar consideravelmente, necessitando observar a boa circulação de ar e a boa temperatura para o melhor desempenho do processamento. Ter sempre o cuidado na escolha dos gabinetes que suportem um sistema interessante de fans, bom cooler para o processador, placa de vídeo com bons fans para refrigeração.

Link desse KIT de FANS: – https://ban.ggood.vip/TT4m

FANS NO GABINETE FAZEM DIFERENÇA? INSTALEI 6 FANS NO MEU PC E OLHA SÓ O QUE DEU! Confira:

Leave A Reply

Your email address will not be published.