Nunca vi esse processador antes, Opteron 1389! Rodou jogos, ou não presta?

Trouxemos para a TecnoArt um processador diferente e que pouco ou nada se fala atualmente nos canais especializados na Internet, mas que faz parte do desenvolvimento da história e tecnologia do que hoje conhecemos da AMD e seus Ryzen e até mesmo, por que não dizer, da própria Intel.

Processadores AMD OPTERON
AMD OPTERON

A linha de processadores para servidores e estações de trabalho da AMD chamada Opteron foi lançada em 2003 em resposta a um lançamento um pouco controverso da Intel, o Itanium que prometia ser revolucionário usando apenas aplicativos 64 bits que eram mais rápidos, mas batia de frente com todo o mercado instalado de 32 bits. O custo da implantação não seria barata e fácil. Nesse vácuo entra a AMD com sua arquitetura AMD64 implementada na construção dos OPTERON que tanto trabalhavam com 32 ou 64 bits sem perder o desempenho ou consumir mais energia, obrigando a concorrente Intel implementar e desenvolver o modelo já existente, mas que ainda não era principal, chamado Xeon.

CPU-Z Opteron 1389
CPU-Z Opteron 1389

Os primeiros desktops com a nova tecnologia AMD64 foram os Athlon 64 que deram mais opções aos usuários comuns. A implementação da arquitetura de 64 bits para todos animou muito mais o desenvolvimento da computação que conhecemos hoje, aceitando mais memórias e processamentos do que os antigos 32 bits.

AMD Opteron e o SMP

O Opteron, dependendo do modelo, pode trabalhar com o multiprocessamento simétrico (SMP), ou seja, permite operar com mais processadores numa placa mãe. Os modelos que começam com o número 1, trabalham sozinhos, os que começam com o número 2, trabalham com dois, os de número 6, podem trabalhar com 4 CPUs na placa mãe e finalmente os com o número 8, podem trabalhar com 8 CPUs.

Placa mãe para AMD Opteron
Placa mãe para AMD Opteron

O AMD Opteron 1389, que adquirimos para apresentar no canal, não consta no site da AMD o que provavelmente indique que ele foi feito sob medida para alguma empresa em específico, sendo bem mais fraco que lançamentos anteriores da mesma linha. Ele foi lançado em 2014 com 4 núcleos físicos e 4 threads, trabalha a 2.9GHz, litografia um pouco alta de 45 nm e um TDP máximo de 115W. Esse CPU pode ser usado em placas AM2, AM3 ou AM3+ e aceita memórias DDR2 de 1066MHz e DDR3.

O lançamento anterior que nos referimos, por exemplo, é o Opteron 6274, lançado em 2011 que tem uma litografia mais baixa, 32 nm, possui 8 núcleos físicos e 16 núcleos lógicos, chegando a 3.1GHz. Este processador possui, inclusive, muito mais informações na internet.

Informação cpubenchmark net
Informação cpubenchmark.net

Mas será que o Opteron 1389 conseguiria se sair bem em aplicativos mais pesados? E em jogos, será que ele vai bem? Este processador está no AliExpress com um custo estimado de R$ 70. Será que presta?

O processador chegou muito bem embalado do AliExpress e a condição dele era perfeita, sem pinos tornos e com aparência de novo.

Unboxing Opteron 1389
Unboxing Opteron 1389

Montamos um pequeno setup de teste na placa mãe da Asus M5A78L com 8GB (2X4GB DDR3 de 1600MHz) e uma placa de vídeo R7 260X de 2GB. Uma placa de vídeo não muito forte para tentar um equilíbrio com o processador.

CS GO
CS:GO

Iniciamos os testes em jogos com o CS:GO em Full HD, as configurações gráficas médias e o processador ficou com um uso de 61%, com a temperatura de 42 ºC. A placa de vídeo também não foi forçada, pois ficou com 59% de uso, com a temperatura em 41 ºC e o FPS girou em torno de 90 a 120 quadros por segundo.

Project Cars 2
Project Cars 2

Na sequência forçamos um pouco mais com o Project Cars 2 de 2017, com as configurações gráficas no médio, Full HD, e sendo mais pesado, com muitos detalhes exigiu mais do processador e da placa de vídeo, chegando a dar umas engasgadas leves e pontuais no processamento, mas a jogabilidade ficou boa com o FPS se mantendo em torno dos 60 quadros por segundo e um bom frametime. A R7 260X trabalhou com 97% de uso e sua temperatura em 47 ºC. O Opteron teve um uso em torno de 95% e a sua temperatura não passou dos 46 ºC.

GTA V
GTA V

O próximo testado foi o clássico GTA V, que não pode faltar em nossos testes. Colocamos em Full HD e com os gráficos no médio e algumas coisas no alto, como os reflexos e com os cenários de mundo aberto o processador se saiu bem, mesmo chegando a 90% de uso, mas a sua temperatura permaneceu dentro da segurança dos 49 ºC. Com o FPS se mantendo entre 50 a 60 quadros por segundo, a sua jogabilidade ficou muito boa e com bons gráficos da cidade. A placa de vídeo trabalhou em 78% e a sua temperatura não superou os 58 ºC.

the witcher 3
The Witcher 3

Para encerrar os nossos testes, preferimos forçar um pouco mais o conjunto e colocamos, para ajudar o setup, a placa de vídeo GTX 1060, imaginando que o game detalhado e de mundo aberto, The Witcher 3, seria um grande desafio para o AMD Opteron, mas para a nossa surpresa ele se saiu muito bem, mesmo chegando, às vezes, ao seu limite.

Com o FPS superando os 70 quadros por segundo, mesmo com pequenos engasgos, a jogabilidade ficou ótima e o frametime permaneceu muito bom. A CPU chegou a trabalhar com 90% de uso, mas a temperatura novamente ficou na casa dos 47 ºC. A placa de vídeo teve um uso também de 90% e sua temperatura girou em torno dos 59 ºC

Familia de servidores AMD
Famílias de servidores AMD

A conclusão, que mesmo sendo um processador mais fraco em relação aos outros Opteron da linha AMD e com o valor de R$ 70 sendo bem baixa, ele se saiu bem nos testes. Mesmo chegando algumas vezes ao seu limite e tendo alguns engasgos, achamos que cumpriu bem o seu papel.

Mas hoje, na mesma AliExpress é possível, com um pouco mais de investimento, adquirir um processador da concorrência muito mais poderoso como os modelos da linha Xeon e assim conseguir mais folga no processamento.

Comparativo Opteron x Phenon
Comparativo do Opteron 1389 X Phenom

Atualmente a linha de processadores para servidores da AMD são os da linha EPYC que possuem 64 núcleos e 128 threads como o AMD EPYC 7702, lançado em 2020.

NUNCA VI ESSE PROCESSADOR ANTES, OPTERON 1389! RODOU JOGOS, OU NÃO PRESTA? Confira:

Leave A Reply

Your email address will not be published.