Memórias DDR4 diferentes podem ser instaladas juntas? Misturar frequências, marcas, latências e capacidades, será que funciona?
Fizemos alguns testes para conferir como ficaria o desempenho com diversas possibilidades de combinações, mas sim, você pode juntar memórias DDR4 de diversas marcas, frequências, latências e capacidades, que elas irão funcionar perfeitamente, apenas ocorrerá uma adequação no sistema, sendo as principais características:
- Se juntarmos memórias com frequências diferentes, o sistema irá manter todos os módulos com a frequência mais baixa, ajustando para a de menor desempenho, por exemplo: 3 módulos de 3600MHz e apenas uma de 2400MHz, o sistema colocará todas em 2400MHz para não haver instabilidade.
- Para a latência ocorrerá o inverso, pois o sistema colocará todos os módulos nivelados pela que tiver maior valor, ou seja, a menos eficiente, colocando todas para operar em sincronia. Isso não trará problemas para elas, mas tenha em mente que trabalharão fora do que foi estabelecido pelo fabricante.
- Memórias de capacidades diferentes se somam, sem problema nenhum, aumentando a capacidade de processamento.
O importante é sempre lembrar, que se deve usar as memórias em Dual Channel, aumentando o poder de processamento.
Para os nossos testes usamos os seguintes módulos de memórias:
- Atermiter – 2400MHz
- Geil – 2666MHz
- Gloway – 3000MHz
- AORUS (Gigabyte) – 3600MHz
Realizamos 4 testes com o game Forza Horizon 4, que tem o seu modo benchmark bem detalhado, na resolução Full HD e com as configurações gráficas no alto, com as seguintes combinações e resultados:
1º – Teste: Todas misturadas
Nesse teste o sistema se nivelou pelo módulo da Atermiter de 2400MHz e o setup entregou um FPS de 149 quadros por segundo e a latência média foi de 16,5ns.
2º Teste: A memória mais forte com a de menor desempenho
No segundo teste colocamos a memória de maior desempenho, a AORUS de 3600MHz, com a de menor desempenho, a Atermiter de 2400MHz, e os FPS tiveram uma queda para 135 quadros por segundo e a latência subiu para 18,1ns.
3º Teste: Memórias com frequências mais próximas
No terceiro teste, colocamos os módulos com valores de frequências mais próximas, sendo uma de 2666 e a outra de 3000MHz e os FPS ficaram em 153 quadros por segundo, com uma latência menor de 16,3ns.
4º Teste: Módulos exatamente iguais
E finalmente, com os módulos exatamente iguais, sendo duas memórias da marca Gloway de 3000MHz, os FPS subiram para 161 quadros por segundo, com uma latência média de 15,6ns. Dessa maneira, foi possível aproveitar todo o potencial das memórias.