Xeon E5 2650 V3 em games! Rodou jogos numa boa! Pra que mais? Olha esse desempenho!

Chegou a hora de testarmos o nosso conjunto V3 lançado em 2014: Placa mãe da marca Atermiter x99 LGA2011 – V3 com quatro canais de memória RAM DDR4 e o processador Intel Xeon E5 2650 V3 que possui 10 núcleos físicos e 20 threads, 22 nm, 2.30GHz que pode chegar até 3.00GHz e tem um TDP de 105W. Mas será que este CPU, que é mais voltado para servidores e estações de trabalho de alto desempenho, se dá bem também em jogos pesados ou não em 2020? Lançado em julho de 2014, hoje está com valores entre R$ 300 a R$ 400 no AliExpress.

Xeon em ação
Nosso Xeon pronto para combate

Decidimos realizar os testes em stock (a CPU com a sua frequência base, sem o overclock), pois suspeitamos que não haveria necessidade para tanto (vejam os resultados dos testes na sequência), mas que não descartamos fazer em vídeos futuros para outros testes.

Memórias em Quad
32GB em Quad Channel

Para somar ao conjunto do nosso setup de testes acrescentamos 32GB (4x8GB), DDR4, trabalhando em Quad Channel e a placa de vídeo RTX 2070 Super de 8GB para assim liberarmos todo o poder do processador Xeon V3, sem a possibilidade de gargalos.

Fortnite
Fortnite: muitos FPS

Iniciamos os testes com o muito pedido Fortnite (desenvolvido pela Epic Games, 2011) com as configurações gráficas em baixa. O FPS poderia ser maior se houvesse um processador com a frequência maior em seus núcleos, mas o nosso Xeon fez bonito e mostrou o seu poder sem sofrer, entregando de 180 a 200 quadros por segundo. A placa de vídeo teve um uso em torno dos 50% e o processador ficou entre 20% a 30% (temperatura não passou dos 60ºC).

Forza Horizon 4: Excelentes gráficos

O segundo a ser testado foi o Forza Horizon 4 (Playground Games, 2018) onde utilizamos as configurações gráficas em Full HD e em alta. O FPS ficou entre 100 a 120 quadros por segundo e mais uma vez o nosso setup não sofreu com a placa de vídeo tendo um uso máximo de 50% e o processador em 40%. Excelentes cenários para uma boa corrida.

GTA V: ótima performance mesmo com chuva e a noite

O clássico GTA V, desenvolvido pela Rockstar North, foi o nosso próximo escolhido. Usamos a configuração gráfica no alto e muito alto. Para forçar o trabalho do nosso setup, escolhemos o cenário de chuva e a noite no meio da cidade, a conclusão foi novamente um ótimo desempenho, com o FPS entre 80 a 90 quadros por segundo. A nossa placa de vídeo ficou entre 35% a 40% de uso e o Xeon ficou no máximo em 35% de uso.

Warzone: Excelente para o combate

Na sequência encaramos o combate do atual Call of Duty: Warzone (2020) com as configurações no alto e já entramos com o FPS entre 100 a 130, mas logo fomos para campo aberto e entre os prédios tivemos a média de 90 quadros por segundo e com um frametime bem liso. A placa de vídeo foi mais requisitada chegando a 78% de uso, mas o nosso processador ficou com 40%.

Assassin’s Creed Odyssey, jogo de muitos detalhes

O pesado e muito detalhado Assassin’s Creed Odyssey (Ubisoft Quebec, 2018) jogamos em Full HD com as configurações no alto, muito alto e algumas coisas no médio e o FPS ficou entre 70 a 80 quadros por segundo. A placa de vídeo foi bem solicitada tendo 90% de uso, mas o nosso Xeon E5 2650 V3, mesmo sendo muito solicitado, ficou na média de 30% a 40% de uso.

Ark Survival Evolved: ótimos gráficos

Outro relativamente pesado, desenvolvido utilizando o motor gráfico Unreal Engine, foi o Ark Survival Evolved (Studio Wildcard, lançado para Windows em 2017) em que usamos os gráficos no alto, épico e algumas coisas no médio. Apesar das configurações elevadas em Full HD o nosso setup ficou tranquilo com a placa de vídeo tendo 69% de uso e o processador apenas 12% em média.

CS GO
CS:GO, um clássico com muitos quadros por segundo

O próximo desafio foi o combate no clássico CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive) em que utilizamos as configurações no baixo e Full HD. Novamente, acreditamos que com um CPU com núcleos de frequências mais elevadas os FPS poderiam ser melhores, mesmo assim a média alcançada pelo nosso setup ficou entre 180 a 200 quadros por segundo. E uma operação tranquila do equipamento: 41% de uso da RTX e apenas 14% do nosso Xeon.

Battlefield V, um passeio tranquilo com nosso tanque

Para encerrar, fomos jogar em modo Campanha usando um tanque para combate no pesado Battlefield V. Game de muitos detalhes onde colocamos as configurações gráficas no alto e em Full HD. O nosso setup entregou a média de 80 a 90 quadros por segundo sem muito esforço, com a placa de vídeo em 58% de uso e o nosso processador em 39% de uso.

xeon E5 2650 V3
Características do Xeon testado

Foi um excelente desempenho! Com apenas um fan no cooler na CPU, o Intel Xeon 2650 V3 não superou os 60ºC de temperatura e foi tranquilo nos testes, não alcançando mais de 60% de uso em nenhum momento. Assim, mesmo sendo um processador mais voltado para servidores e workstations (processamento multitarefa, aplicativos avançados, computação técnica, aplicativos multithread e virtualização), é uma ótima opção para jogos, não sendo ideal por ter uma frequência por núcleo baixa para jogos, mas levando uma boa vantagem pela quantidade, neste caso 10 núcleos e 20 threads.

Xeon E5 2650 V3 em games! Confira:

2 Comments
  1. Adilson says

    Olá pessoal do tecnoart.

    Sou incrito no canal do Youtube e sempre assisto aos seus videos.
    Acho muito legal as explicações e testes de hardware voltado ao mundo dos gamers.
    Passei aqui para dar meus parbens pelo canal e deixar uma dica de videos futuros… Não se esqueçam dos gamers mais “idosos”. Vejo muito hardware potente e jogos pesados. Mas gostaria de ver (1 video já tá bom) de jogos antigos (Nintendo Wii, MAME, game cube e etc)… Outro dia estava pesquisando sobre o emulador Dolphin pra rodar Nintendo Wii pra garotada aqui em casa e tive dificuldade em escolher o hardware mais adequado (custo X requisitos mínimos)… seria legal o canal dar dicas de hardware “mais antigo” pra rodar estes tipos de emuladores, sem gastar muito ou quase nada… rsrsrs Coisa de véio! Muitos hardware maniacos da velha guarda com certeza se interessarão… mais inscritos pra vocês! Fica a dica… vlw! Abs.

  2. Mateus Ribeiro says

    Cara eu tô louco pra adquirir um kit x 99 ou x79 do Aliexpress amei os resultados

Leave A Reply

Your email address will not be published.