Placa mãe poderosa pra Core i7 da nova 10ª Geração – Análise Z490M GAMING X

A GIGABYTE desta vez nos enviou a placa mãe Z490M Gaming X, fabricada aqui mesmo no Brasil, mais precisamente na Zona Franca de Manaus onde possui uma fábrica de alta tecnologia. Ela chega com algumas novidades e preparada para a próxima geração dos processadores da Intel.

Imagem GIGABYTE
Imagem GIGABYTE

A placa mãe fabricada no Brasil mantém a qualidade premium dos outros produtos da GIGABYTE, que se verifica desde a embalagem do produto até nos mínimos detalhes dos componentes. Ela chega com cabos SATA, manual de usuário e CD de instalação.

Unboxing placa mãe Z490M
Unboxing placa mãe Z490M

Ótima qualidade com um ano de garantia, que chegou com o processador Core i7 10700K da Gigabyte para testes.

Detalhes da Z490M
Detalhes da Z490M – Imagem GIGABYTE

A Z490M Gaming X tem o formato Micro ATX (24,4cm x 24,4cm) para processadores Intel de 10ª geração, mas já preparada para receber a 11ª, soquete LGA 1200. Muito bem construída e robusta, com o PCB reforçado, capacitores e componentes de qualidade e blindagem nos slots de memória e no PCIe x16. Além dos conectores de energia da placa serem de pinos sólidos, para melhor contato e alta durabilidade.

Bons dissipadores no VRM
Dissipadores no VRM

A preocupação com os detalhes para uma melhor dissipação de calor, é um grande destaque desse projeto da Gigabyte, pois a placa possui 12 fases no VRM, com grandes dissipadores e thermal pads espessos para garantir um melhor controle da temperatura.

Em nossos testes, fizemos o stress no processador e a temperatura nas bobinas e no VRM não superaram os 58 ºC.

Temperatura no stress da placa mãe
Temperatura no stress na placa mãe

Possui 4 conectores para fans ou water coolers (híbridos) e seis sensores de calor instalados na placa, podendo ser gerenciado via software (Smart Fan 5).

A 11ª geração dos processadores da Intel já contarão com o padrão PCIe 4.0 e pensando nisso, a Z490M já conta com os componentes prontos para receber uma atualização de BIOS e os novos processadores, assim que estiverem disponíveis no mercado, tendo dois conectores para unidades M.2, sendo um reservado exclusivamente para o novo padrão.

Slot M.2 aguardando atualização para o PCIe 4.0
Slot M.2 aguardando atualização para o PCIe 4.0

O slot da placa de vídeo, PCIe x16, também tem essa compatibilidade, só aguardando o upgrade do sistema.

Mais uma placa mãe robusta e bem construida da GIGABYTE

Apesar do tamanho, a Z490M, é bem completa, possuindo 4 slots de memória DDR4 que tem suporte até 4400 MHz, podendo receber até 128GB, tendo também destaques como o áudio integrado de alta qualidade (Realtek ALC1200 codec), suporte a múltiplas placas de vídeo AMD, estrutura reforçada para overclock de processadores i7, por exemplo.

Setup montado para o teste
Setup montado para o teste

A estrela das luzes, o RGB FUSION 2.0 está presente também neste projeto da GIGABYTE, sendo importante na composição de um setup RGB.

BIOS USB junto com o botão Q-Flash para atualizar o BIOS
BIOS USB junto com o botão Q-Flash para atualizar o BIOS

Além do M.2, ela também pode receber 6 unidades SATA e no painel traseiro já pré-instalado encontramos conectores USB 3.2, 6 de áudio, DisplayPort, HDMI, rede e um conector USB 3.2 especialmente preparado para a atualização do BIOS.

BIOS completo
BIOS completo

Montamos o setup com o processador i7, enviado pela GIGABYTE para os testes, e assim conferimos o programa da placa Z490M. O BIOS da GIGABYTE é bem completo e fácil de usar, dando controle total ao usuário.

Arquivo para atualização do BIOS
Arquivo para atualização do BIOS

Verificando que o BIOS estava desatualizado, colocamos em prática a tecnologia de atualização disponível pela fabricante, o Q-Flash. E como funciona?

Com um pen drive carregado com o novo BIOS, é possível atualizar a placa mesmo não tendo memória ou processador, bastando ela estar com energia. Retiramos o processador e as memórias para conferir.

Q-Flash para atualização do BIOS
Q-Flash para atualização do BIOS

Conectamos o pen drive na saída indicada “BIOS USB 3.2” e apertamos o botão da lateral inferior da placa, chamado Q-Flash, que ficou piscando durante o processo. Entre 5 a 10 minutos o BIOS foi atualizado da versão F2 para a F6B, sem muito trabalho ou dificuldades.

BIOS atualizado sem processador e memória
BIOS atualizado sem processador e memória

A Z490M GAMING X é mais uma excelente placa mãe fabricada pela GIGABYTE, sendo ótimo saber que ela é produzida no Brasil e por brasileiros. Ela pode ser encontrada no mercado nacional por volta dos R$ 1.200 a R$ 1.400.

PLACA MÃE PODEROSA PRA CORE I7 DA NOVA 10° GERAÇÃO – ANÁLISE Z490M GAMING X

Posts Recentes

Nossos Vídeos

TOP Categorias

Veja Também