Placa mãe custo benefício para Ryzen! Construção e upgrades – B450 AORUS M

A linha AORUS da GIGABYTE sempre nos surpreende com sua qualidade e quantidade de recursos, com ótimas construções de placas, tecnologia e inovações para os usuários e gamers mais exigentes. Produtos que parecem fazer parte da adrenalina daquele game mais instigante.

Caixa da placa mãe B450 M
Excelente placa mãe

E seguindo nesta mesma linha, recebemos da GIGABYTE a placa mãe B450 AORUS M, com o chipset AMD B450 para processadores AMD e que, como as outras placas AORUS que recebemos, nos surpreendeu muito pela qualidade top de linha e no capricho pelos detalhes visuais e tecnológicos.

Na caixa do produto GIGABYTE, sempre completa, a placa mãe era acompanhada por CD de instalação, 2 cabos SATA, manual, um adesivo para personalizar o seu gabinete com a logomarca AORUS e o espelho da placa mãe personalizado na cor preta também com o logo da marca AORUS.

Unboxing B450
Unboxing da placa GIGABYTE

A B450 AORUS M tem o tamanho Micro ATX (de onde vem o “M” do nome) com as dimensões de 24,4 x 24,4 cm de ótima construção robusta e mesmo sendo um pouco mais simples que outras da mesma linha, a qualidade salta aos olhos.

Beleza, elegância, muita tecnologia e qualidades que podem transformá-la em uma opção custo-benefício como veremos ainda neste artigo.

Detalhe dos conectores traseiros da placa mãe
Detalhe dos conectores traseiros

Ela segue o padrão PCI Express 3.0, possui um slot de expansão PCIe X16, um PCIe X4 e outro X1. São 6 conectores SATA 6Gb/s e o USB nativo 3.1 Gen 2 de velocidade até 10 Gbps estão presentes em 2 portas Tipo A (vermelhas) no painel traseiro, que também tem outras 4 portas USB 3.1 Gen 1 e 2 USB 2.0/1.1. Podemos encontrar também uma porta para teclado/mouse PS/2, 1 porta DVI-D, 1 HDMI, porta RJ-45 e 6 tomadas de áudio.

Quatro slots para a memória RAM DDR 4 que suporta até 64GB, com arquitetura de canal duplo e pode aceitar módulos DDR4 3600 (em Over Clock), 3466 (OC), 3200 (OC), 2933, 2133 e também aceitando memórias padrão ECC sem buffer DIMM 1Rx8/2Rx8 (operando no modo não ECC).

Detalhe B450 AORUS M na bancada
B450 AORUS M da GIGABYTE

Memórias que suportam o padrão XMP (Extreme Memory Profile), tecnologia disponível nesta B450 M, podem chegar no seu limite de operação entregando muito mais desempenho.

O padrão AORUS de qualidade guarda o capricho em detalhes que, como são muitos, talvez alguns escapem neste artigo, destaques como a construção dos pinos sólidos para os conectores de alimentação ATX de 24 e 8 pinos, ganhando mais eficiência, durabilidade e resistência. Outro destaque e que é mais visível é o controle térmico da placa mãe, a preocupação com o alto desempenho mesmo em situações extremas de jogos ou aplicativos mais exigentes.

Controle de temperatura
Preocupação na eficiência térmica sempre presente

A B450 AORUS M possui 5 sensores térmicos, 3 conectores de ventoinhas híbridos com suporte para fans de alta corrente de até 24W (2Ax12V) com proteção contra sobrecorrente, incluindo a tecnologia Fan Stop. Pelo aplicativo da placa mãe é possível controlar e customizar a operação das ventoinhas (exceto a ventoinha do processador).

Detalhe do VRM e bobinas
Detalhe do VRM e bobinas

O seu VRM com um dissipador robusto possui 10 bobinas de alta qualidade com a tecnologia Hybrid Digital PWM + Lower RDS(on) Mosfets onde o sistema é preparado para processadores mais exigente em performance e temperatura, mas são mais sensíveis a variações de tensão como os Ryzens de 2ª geração, garantindo alta performance, aliada ao maior controle de temperatura.

A preocupação na parte térmica inclui o conector para SSD M.2 que tem a proteção de um dissipador robusto que garante uma boa temperatura, mesmo no stress do sistema.

M2 na placa mãe
SSD M.2, lugar reservado na placa mãe

Outro destaque que não podemos esquecer é a tecnologia DualBIOS onde o BIOS principal é protegido por um backup de eventuais falhas do sistema, vírus, erros no momento de uma atualização de BIOS etc.

Antes de prosseguirmos com mais características, aproveitamos o gancho para destacar de como esta placa é um ótimo custo-benefício para a plataforma AMD, pois, sendo preparada para processadores mais exigentes e em overclock, destacamos que ela pode receber desde o simples processador Athlon 200GE de 3.2 GHz e TDP de 35W (muito frio e limitado), além dos Ryzen de 1ª, 2ª e 3ª gerações até o poderoso Ryzen 9 3950X de 3.5 GHz que pode chegar até 4.7 GHz e tem o TDP de 105W, se tornando assim uma excelente placa mãe que pode ser a base para um PC que pode evoluir em upgrades, onde o limite ainda não é bem claro, explicamos:

Comparativo processadores aceitos
Comparativo dos processadores aceitos na B450 AORUS M

A AMD está prometendo um upgrade do BIOS dos B450 para que possam receber os Ryzen 4000, a nova geração ainda mais poderosa, mas ainda não temos mais detalhes, até o fechamento desta matéria.

A placa mãe também possui leds de diagnostico onboard controlada pelo BIOS (CPU, DDR, VGA e HDD). Aliás o seu BIOS é bem intuitivo, dando controle total ao usuário desde voltagem, overclock de processador e memórias, ventoinhas, temperaturas.

Monitoramento de rede em tempo real
Monitoramento de rede em tempo real

O conjunto de software de controle para o usuário inclui também aplicativos como o ótimo controle e gerenciamento de rede com o exclusivo Realtek 8118 que garante a alocação automática de largura de banda, garantindo a maior prioridade da rede dos jogos ou aplicativos. O usuário tem também acesso ao 3D OSD que detecta e exibe automaticamente informações do sistema durante os jogos, sem precisar alternar entre as telas.

proteção contra ruído de áudio com led luminoso demarcado na placa mãe
Proteção contra ruído de áudio com led luminoso demarcado na placa mãe

O áudio também é destaque com design integrado de alta qualidade, o Realtek ALC 892 codec que garante um som realista para gamers profissionais (até 5.1 e 7.1), que conta com proteção contra ruído de áudio com led luminoso demarcado na placa mãe.

RGB_FUSION_Ready
RGB FUSION 2.0

Não poderíamos deixar de falar no RGB FUSION 2.0 que é ideal para o seu setup RGB, contando com conectores de leds na placa mãe e controle por software para customização completa.

AORUS B450 M detalhes tecnicos
AORUS B450 M, placa mãe completa

B450 AORUS M é uma placa completa e que impõe respeito (mesmo sendo um pouco menor, enganando os mais desavisados) é uma ótima plataforma para iniciar sua caminhada pelos processadores AMD sem um limite claro do final de suas upgrades e aventuras.

PLACA MÃE CUSTO BENEFÍCIO PARA RYZEN! CONSTRUÇÃO E UPGRADES – B450 AORUS M

Leave A Reply

Your email address will not be published.