Placa Mãe nova para Ryzen! B550 AORUS, é boa mesmo? É custo benefício?

A GIGABYTE nos enviou o seu novo lançamento em placas mães, o modelo B550 AORUS PRO preparada para receber a nova geração dos processadores Ryzen, a série 4000. Utilizando o novo Chipset AMD B550 onde a AMD se propõe a oferecer a possibilidade de fabricar placas mães mais baratas, mas que, mesmo assim, tem suporte a PCI Express 4.0 e já voltadas a nova geração dos processadores Ryzen que está por vir, dando ainda suporte a 3ª geração.

Ryzen
Novo chipset AMD B550

O chipset AMD B550 veio para ser o irmão mais barato das placas com chipset X570, que tem a sua fabricação relativamente mais cara. Mas não se engane, pois mesmo mais baratas a possibilidade da fabricação de ótimas placas poderosas como a B550 AORUS PRO é possível e a GIGABYTE prova isso.

A B550 AORUS PRO é compatível com processadores AMD Ryzen de 3ª geração que não possuam placa de vídeo integrada e principalmente com a nova geração de processadores de 4ª geração que está para chegar ainda no segundo semestre de 2020 ou princípio de 2021 com a nova arquitetura Zen 3.

placa mãe AORUS B550
Placa mãe da GIGABYTE B550 AORUS PRO

O grande diferencial do chipset B550 é o suporte para PCI Express 4.0 de alta velocidade para o slot gráfico PCIe x16 e para um slot M.2. Notando que para alcançar a velocidade máxima desse processamento todos os componentes envolvidos têm que ser compatíveis com o novo padrão PCIe 4.0. A diferença de volume de processamento para o PCI Express 3.0 é praticamente o dobro. No barramento PCI Express 3.0 X16 a largura de banda é de 16 GB/s e a PCIe 4.0 X16 por sua vez é de 32 GB/s. Mesma lógica se aplicada para o M.2 onde o volume de dados é muito maior quando é compatível com a nova tecnologia.

Mas você pode continuar a utilizar placa de vídeo e M.2 com interface anterior sem nenhum problema pois essa tecnologia é retrocompatível.

advanced-thermal-solution
Solução térmica avançada!

B550 AORUS PRO é uma placa mãe completa, usando a mesma construção robusta da Z490 AORUS, já analisada pelo canal, possui 6 camadas de PCB, 8 conectores para fans (podendo receber water cooler), 7 sensores de temperatura internos e dois externos, para um controle mais eficaz.

Ela é bem preparada para overclock: 12+2 fases para o VRM que ainda possui bons dissipadores de calor. Todos os capacitores da placa são de estado sólido. Os quatro slots de memória RAM são compatíveis com as DDR4, ECC e podem chegar a 5400 MHz ou além se elas forem compatíveis com a tecnologia XMP.

B550 AORUS
Excelente lançamento da GIGABYTE

O slot PCI Express x16 tem um reforço na sua construção (PCIe Armor) e mais dois PCIe X4, pode receber até 6 SATA 6Gb/s, além dos dois conectores M.2 na placa mãe, sendo um compatível com PCI Express 4.0.

Os conectores traseiros da placa mãe são bem completos, contendo uma porta HDMI, três portas USB 3.2 Gen 1 e uma USB Tipo C (com suporte a USB 3.2 Gen) e mais dois conectores USB 3.2 Gen 2 tipo A (vermelha), tem também seis USB 2.0/1.1, RJ-45 (suporte para rede de 2.5 G), Q-Flash para resetar a BIOS, entre outros.

RGB Fusion 20
RGB Fusion 2.0, o melhor para o Setup RGB

Para os gamers e usuários, fãs de personalização e muitas luzes, esta placa mãe conta com o RGB Fusion 2.0 totalmente reprojetado, preparado para se ter um grande controle dos Leds e iluminação no seu PC, perfeito para o seu setup RGB.

O sistema de som dessa placa é a Realtek ALC1220-VB de alta fidelidade de áudio compatível com sistemas 5.1. 7.1 e os melhores headsets do mercado.

Realtek Alta Fidelidade
Áudio de qualidade para usuários exigentes

Não esquecendo que na caixa desta placa mãe, como todas da GIGABYTE, encontramos um pacote bem completo de cabos, manual, tiras de velcro personalizadas para organização de cabos, CD de instalação e até adesivos para personalizar o seu gabinete gamer.

Caixa B550
B550 AORUS PRO da GIGABYTE

A BIOS desta placa mãe é bem intuitiva e completa onde o usuário pode ter o controle de toda a operação do PC e informações como temperatura, tensão e tem acesso a configurações desde as simples até as mais avançadas como um ajuste fino no overclock pelo item Tweater.

Ajuste completo na BIOS
Ajuste completo pela BIOS

A B550 AORUS só não é compatível com as versões de processadores Ryzen de 1ª e 2ª gerações, mas com certeza o público gamer e usuários que precisam de muito processamento e desempenho vão querer utilizar ao máximo todo o poder desta placa mãe, já se preparando para a nova geração de processadores Ryzen.

PLACA MÃE NOVA PRA RYZEN! B550 AORUS, É BOA MESMO? É CUSTO BENEFÍCIO? VAMOS CONFERIR!

Leave A Reply

Your email address will not be published.