Seu PC não liga? Como resolver em 4 passos, faça seu computador ligar com essas dicas!

Um dia qualquer e você tenta ligar o seu PC e ele não liga de forma alguma. O que é possível fazer numa hora dessas? Pensando nesses momentos, nós da TecnoArt montamos um tutorial de 4 passos que pode te ajudar nesse momento.

Às vezes o problema pode ser simples ou até um pouco complexo, mas com estas dicas, que podem ser usadas em qualquer PC, é possível que o problema seja resolvido ou pelo menos localizado.

1 – Verificar conexões internas e externas

cabo tensão
Cabo de tensão pode estragar

Externas: Inicie verificando o seu cabo de energia. Sim, aquele que vai da fonte do seu PC até a tomada diretamente ou que se conecta a um estabilizador de energia, nobreak, filtro de linha ou adaptador de tomada.

Veja inicialmente se ele está bem conectado e se a fonte do PC está ligada. Se a fonte estiver ligada e mesmo assim não funcionar, tente diretamente em outra tomada. Vale verificar também, se o cabo for conectado em nobreaks, filtros de linha, estabilizadores ou adaptadores, se esses não estariam com problemas, por exemplo, adaptadores de tomada podem queimar.

É raro, mas pode acontecer de o próprio cabo estar danificado. Uma boa ideia, nesses casos é utilizar um segundo cabo para testar.

Cabo 24 pinos conectado
Cabo 24 pinos conectado

Internas: Para verificar as conexões internas, você vai precisar abrir o PC, mas antes, desligue o equipamento da tomada e com uma chave Philips você ira tirar os parafusos da lateral direita do gabinete (olhando o PC por trás) e com o gabinete deitado sobre uma superfície plana, que pode ser uma mesa, você vai retirar a tampa.

Antes de tocar nas peças internas, coloque suas mãos em uma superfície metálica (a tampa do gabinete, geralmente de metal já serve) por alguns segundos para descarregar a estática do seu corpo.

cabo 12 volts
Cabo de tensão do processador

Com o computador deitado e a tampa aberta você vai ter acesso aos componentes (placa mãe, memórias, placa de vídeo se houver e HD). Verifique na placa mãe um conector de 24 pinos que vem diretamente da fonte e outro conector menor que chega até próximo ao processador: veja se eles estão bem conectados, sem folga. O conector do processador deve estar encaixado conforme indica a presilha da própria peça.

2 – Botão Liga/Desliga ou conector Power SW

Power SW
Conector Power SW

Na sequência de opções para verificar, temos a situação onde o problema pode ser que a conexão do botão de liga e desliga do PC esteja com problemas. O que fazer?

Com a máquina aberta (não se esquecendo que ela esteja desligada e você sem estática, tocando numa superfície metálica por alguns segundos) verifique o conector na placa mãe chamado POWER SW (faz parte do conjunto de conectores do painel frontal do PC). Ele está geralmente na parte inferior da placa e o seu nome está impresso no conector e no respectivo pino da placa mãe. Veja se ele está bem conectado e tente ligar o PC novamente.

conectores do painel frontal
Conectores do painel frontal

Se mesmo assim não ligar, existe a possibilidade que o próprio cabo esteja com problemas ou até mesmo o botão de power e neste caso, nós podemos fazer a conexão manualmente, dando um pequeno curto nos dois pinos correspondentes ao conector Power SW com a chave de fenda ou chave Philips.

Sempre com cuidado para não tocar em outras peças.

Se o PC voltar a funcionar com isso, é que o cabo ou o botão de liga/desliga precisará ser trocado.

3 – Fonte de Alimentação queimada

Fontes mais simples podem queimar fácil
Fontes mais simples podem queimar facilmente

Uma grande probabilidade de o PC não estar funcionando depois de todos esses testes é a fonte de alimentação estar queimada.

Fontes de alimentação mais simples que não tem muita proteção contra picos de energia tem uma grande chance de queimarem.

Como eu posso reconhecer que a fonte é ruim ou de baixa qualidade?

Detalhe chave para selecionar tensão manualmente
Detalhe: chave para selecionar tensão manualmente

Visualmente é possível você identificar se ela é da cor cinza (geralmente não tem muita potência e nenhuma proteção contra oscilações grandes de tensão), se ela tem uma chave para selecionar manualmente a tensão (110/220) mesmo tendo uma outra cor em sua construção e outro ponto, muitas vezes, somando as características anteriores, é a falta de cuidado no acabamento nos cabos que vão da fonte para os componentes do PC: sendo soltos e de várias cores, aparentando certo desleixo na montagem.

teste com o jumper na fonte
Teste com o jumper na fonte

Se você não tem outra fonte para trocar e testar, é possível fazer o teste do JUMPER (desligue inicialmente o PC da energia para manipular o interior da máquina): retire todos os cabos conectados aos componentes do PC (placa mãe, HD, placa de vídeo se houver, etc) e pegando o conector maior, de 24 pinos, você vai identificar o fio verde e outro preto (qualquer fio preto), em seguida, você vai pegar um clipe de papel comum e abrindo (fazendo um V) você vai colocar uma ponta no fio verde e o outro em um dos fios pretos. Ao ligar a tensão novamente, se a fonte estiver bem, ela ligará, mas se não houver reação é porque precisará ser trocada.

4 – Testar a Placa Mãe sozinha (retire os componentes)

Placa mãe com problema
Placa mãe com problema

Se a fonte está funcionando, uma outra coisa que se pode fazer é isolar a placa mãe para ver se sozinha ela funciona. Como fazer isso?
Primeiro, reforçando os cuidados para não se tomar uma descarga de energia ou queimar algum componente por contato, retire a tensão do PC e depois, tocando as mãos na tampa do computador ou de um objeto metálico você estará tirando a estática do seu corpo.

Em seguida, identifique e retire os módulos de memória e a placa de vídeo, se houver. Se a placa mãe sozinha ligar o PC, é possível que a memória RAM ou a placa de vídeo estejam com algum curto e nesse caso é possível, testando uma peça por vez, descobrir que componente está com problema. Mas se a placa mãe sozinha não ligar, é grande a probabilidade que a própria placa mãe esteja em curto.

No caso da placa mãe apresentar sinais de estar em curto, não funcionando o cooler do processador ou não dar nenhum outro sinal como luzes onboard, por exemplo, você precisará levar o PC para um técnico que possa fazer esse diagnóstico e quem sabe poder consertá-la, pois só com os equipamentos corretos será possível dar a melhor conclusão.

Curto na placa mãe
Curto na placa mãe

Com o uso de um multímetro é possível rastrear entre os componentes, como capacitores por exemplo, se algum deles está em curto e se haveria a possibilidade de troca.

A própria TecnoArt se deparou com uma placa mãe em curto.

A fonte funcionava e todos os componentes testados em outro PC também funcionavam perfeitamente, mas a placa mãe permanecia parada. Aí, com um multímetro e um termômetro digital, encontramos um capacitor que esquentava demais e verificando com o multímetro constatamos que ele estava sem resistência (o componente normalmente precisava apresentar uma resistência), passando a energia direto por ele, indicando o curto.

Em breve, faremos novos tutoriais para ajudá-lo com a solução de problemas ou até a manutenção do seu PC.

SEU PC NÃO LIGA? COMO RESOLVER EM 4 PASSOS, FAÇA SEU COMPUTADOR LIGAR COM ESSAS DICAS!

2 Comments
  1. Vinicius Almada says

    Se a fonte não liga com esse teste de jumper pode dar adeus mesmo? Não pode ter sido só um fusível ou algum outro componente fácil de trocar? Não entendo de eletrônica. Minha fonte soltou um estouro e o PC desligou, subiu um cheiro de fumaça e acho que foi algum inseto que “causou” o curto. Ainda não levei num técnico para confirmar se foi isso, mas se o post falou que pode dar adeus, irei comprar outra. Fiz o teste do jumper e não ligou.

    1. Bruno Pereira says

      Olá Vinicius! Você pode levar num técnico e ver os reparos. Mas na minha visão, é bom trocar a fonte mesmo. Alias, não se sabe se queimou só uma coisa mesmo. Abraço!

Leave A Reply

Your email address will not be published.