Dia 21 de julho de 2020 foi o dia em que AMD lançou a sua nova linha de APUs Ryzen 4000G para desktops. Processadores poderosos com gráficos integrados VEGA e baseados na microarquitetura Zen 2 de litografia muito baixa: apenas 7 nm.
A linha Ryzen 4000 da AMD é um pouco extensa, abrangendo desde os notebooks com processadores como o Ryzen 4700U e a sua linha Ryzen PRO que tem várias tecnologias corporativas embarcadas nas CPUs como alta eficiência energética, a tecnologia AMD SECURE PROCESSOR que garante a proteção de hardware de ataques no nível do Kernel e encriptação completa de dados entre outros.
Mas o auge do lançamento do dia 21 de julho com certeza foi a linha voltada para desktops, desde os poderosos até os Athlons para setups de entrada, que superam em muito a geração anterior.
Ryzen 7 4700G é o ponto alto deste lançamento, tendo 8 núcleos e 16 threads, possui o clock de 3.6GHz, podendo chegar a 4.4GHz e o seu gráfico integrado VEGA possui 8 núcleos com 2.1MHz de clock, mas o detalhe que chama mais a atenção é que todo esse poder tem um TDP de 65W e 7 nm. Também foi lançada a sua versão GE, ou seja, para setups mais simples, onde a mesma quantidade de núcleos tem o clock de 3.1 GHz podendo chegar a 4.3 GHz e seu gráfico integrado também de 8 núcleos chega a 2.0 MHz e novamente o TDP surpreende com apenas 35W.
Também foram lançados o intermediário Ryzen 5 4600G de 6 núcleos e 12 threads com 3.7GHz, vídeo integrado com 7 núcleos e o Ryzen 3 4300G de 4 núcleos e 8 threads com 3.8GHz que tem o vídeo integrado com 6 núcleos de um 1.700MHz de clock.
Sem deixar de lembrar o processador de entrada da AMD: Athlon Gold 3150G que conta agora com 4 núcleos e 4 threads e clock de 3.9GHz.
E todos esses lançamentos contam com a sua versão GE, com TDP de 35W, que são versões um pouco menos poderosas (mas ainda muito fortes) para os setups mais simples.
As comparações com a concorrência são inevitáveis e talvez a Intel tenha que começar a se preocupar, inicialmente com a sua linha anterior em que o Ryzen 4300G de entrada entrega desempenho multi thread equivalente ao Intel Core i5-9700K e o Ryzen 5 4600G supera de longe com 17.197 pontos no CPU Mark contra os 10.932 do processador da Intel.
A AMD que sempre foi muito melhor em placas gráficas acaba por superar de longe o melhor gráfico integrado da concorrente. Veja o gráfico a seguir, onde o mediano Ryzen 5 4600G supera os gráficos integrados do Core i5-9500, chegando à marca no GTA V de 240% melhor que a concorrência, com gráficos baixos no Full HD.
Lembramos que nós da TecnoArt chegamos a testar o lançamento da Intel de 10ª geração, o Core i7 10700K com 8 núcleos e 16 threads e clock de 3.8 GHz que pode chegar até a 5.1 GHz, mas a sua potência, um pouco mais elevada que o Ryzen 7 4700G (cpubenchmark.net ainda registra a versão PRO do Ryzen, mas é exatamente o mesmo processador), mas com o TDP de 125W foi praticamente impossível realizar testes de overclocking, pois o i7 era uma fornalha em forma de CPU. Que sistema de resfriamento seria necessário para ter um pouco mais de desempenho?
Assim, o lançamento da AMD acaba sendo mais interessante em diversos pontos, mesmo não levando em conta o custo inicialmente do próprio CPU, pois os valores ainda não estão claros: como o desempenho parecido no CPU Mark e a temperatura menor, pois assim você não terá que se preocupar em gastar com um sistema de refrigeração avançado e somando a isso a presença de gráfico integrado VEGA que entrega um desempenho interessante embutido na sua construção, fazendo qualquer usuário comum ou gamer ficarem com os olhos brilhando.
Encontramos um teste no YouTube onde o usuário utilizou uma placa mãe B550, 16GB de RAM em Dual Channel, fazendo overclock no Ryzen 7 4600G. Ele rodou o Forza Horizon 4 em Full HD e nas configurações gráficas foram utilizadas algumas coisas no baixo e outras no médio e a performance foi impressionante, pois o FPS ficou em torno dos 60 quadros por segundo e sem travamentos. O uso do Ryzen 7 foi baixo e a temperatura não superou os 40 ºC.
Mas, nem tudo são flores nessa história, explicamos: Inicialmente a AMD vai disponibilizar os seus novos Ryzen 4000 apenas para desktops pré-montados, em modelos novos da HP, Lenovo ou Dell, por exemplo, mesmo porque a linha 3000 ainda faz muito sucesso e está forte no mercado. Mas em breve teremos novas notícias de quando a AMD estará com os Ryzen disponíveis para que possamos montar os nossos setups customizados. Uma última notícia interessante que precisa de uma nova confirmação é que a geração 4000 vai equipar modelos customizados do Xbox Series X e também os Playstation 5. AMD é só novidades em 2020.