Socket AM5 e Suas Novidades!

Hoje vamos ver um pouco mais sobre o novo Socket da AMD, o AM5, que foram preparados para a Zen4.

Depois de 5 anos de vida do AM4 (2017), a AMD decidiu lançar seu novo soquete, o AM5 junto com seus novos CPUS AMD Ryzen 7000 que foram baseados na arquitetura da Zen4. A chegada do AM5 possibilita a chegada de novas tecnologias, entre elas, um espaço maior para as memórias DDR5, PCIe 5.0 que são destinados para as placas de vídeo, e também entradas para SSD Nvme dessa velocidade, terá também suporte para wireless através do WI-FI 6E, portas USB de alta velocidade e HDMI 2.1 e DisplayPort 2.

Uma mudança significativa que houve também, é que o soquete AM5 é do tipo LGA, com pinos na placa-mãe, feito como os Threadripper e os concorrentes Intel Core.

Quando será lançado o AM5?

A AMD lançou no dia 29 de agosto o soquete AM5, junto com as placas-mães para os processadores Ryzen 7000 Zen4 (conferir a matéria passada).

AM5, de PGA para LGA.

A AMD, tinha para seus consumidores os soquetes AM4 e AM3, que tem o estilo PGA (traduzido para o português “pinos no processador”), já seu novo AM5 tem o estilo LGA, com os pinos na placa-mãe, conceito atribuído pela INTEL, na linha Intel Core. Diferente da Intel a AMD não usa a quantidade de pinos no nome do chipset, tendo para si uma quantidade de 1718 pinos, com um suporte de 170W de consumo máximo.

Quais processadores são compatíveis com o AM5?

  • Ryzen 9 7950X
  • Ryzen 9 7900X
  • Ryzen 7 7700X
  • Ryzen 5 7600X

Informando que nenhum desses vem acompanhado de Cooler Box.

Especificações:

Final:

A AMD aumentou as expectativas com esses novos processadores e novos soquetes, abrindo também a concorrência com a Intel. Brevemente traremos um review completo dos novos soquetes AMD AM5 no nosso canal, fiquem atentos. Obrigado por chegarem até aqui.

Posts Recentes

Nossos Vídeos

TOP Categorias

Veja Também