Com a sugestão de um aluno de nosso curso, vamos fazer um comparativo interessante entre o Xeon E5-2620 v3 e o Core i5 10400F, que possuem 6 núcleos físicos e 12 threads e uma distância de lançamento entre eles de 6 anos. O i5 é infinitamente melhor ou não? É o que vamos conferir.
A principal dúvida apresentada pelo aluno é justamente com relação ao custo-benefício entre os processadores, pois o Xeon tem o seu poder e pode rodar jogos atuais com as configurações gráficas no alto, por exemplo, mesmo tendo sido lançado em 2014, e hoje é encontrado no AliExpress por volta dos R$ 130.
E o Core i5 10400F, lançado em 2020, tem o seu projeto bem mais refinado, encontrado nas lojas com um preço médio em R$ 1.100, um custo que pagaria o kit completo do Xeon no AliExpress, contendo o processador, placa mãe e 16GB de memórias RAM DDR4.
Ou seja, no custo do i5, ainda precisamos somar a placa mãe e as memórias RAM, imaginando assim que o novo processador da Intel seria infinitamente melhor, diferente do antigo e barato Xeon, que equipava servidores.
Montamos os setups com os processadores para os testes, com as seguintes características:
- O i5-10400F foi montado na ótima placa mãe Z490
- O Xeon E5-2620 v3 equipou a placa mãe da Atermiter
- A placa de vídeo será a RTX 2080 Super – placa poderosa para dar liberdade aos processadores.
- 16GB de memória RAM DDR4
Todos os testes foram com a resolução no Full HD, com as configurações gráficas no alto e ambos os processadores trabalharam em “stock”, ou seja, não houve um overclock, mesmo porque, apenas o Xeon está destravado para isso.
Forza Horizon 4
O primeiro teste ficou com o Forza Horizon 4, onde o i5 ficou com um FPS melhor, chegando a 120 a 130 quadros por segundo contra a média de 100 do Xeon, com um frametime baixo em ambos os testes.
Fortnite
No segundo teste, com o competitivo Fortnite, também observamos o mesmo comportamento e resultados em FPS, com o i5 tendo de 20 a 30 quadros por segundo a mais que o Xeon, que ficou na mesma média de 100 FPS.
Observamos que o Xeon se manteve mais frio, com uma temperatura de 52 ºC, contra os 70 ºC do i5, lembrando que o TDP do Xeon é de 85W e no i5 é menor, na casa dos 65W.
CoD: Warzone
No pesado e exigente Warzone, referência para testes severos, foi um desafio para os dois setups.
O Xeon foi bem novamente, com um FPS médio de 100 quadros por segundo, mas o i5 manteve a sua vantagem de 20 a 30 quadros. O frametime de ambos os processadores também se manteve baixo e liso, na média de 7 a 9ms.
Com os resultados, mostrando uma vantagem média sempre na casa dos 20 a 30 quadros por segundo, a pergunta que devemos fazer é: compensa gastar quase mil reais a mais do seu orçamento por essa diferença? Se você for jogar competitivamente e precisa de cada quadro para superar os desafios, a resposta é sim, mas do contrário é bom analisar friamente.
Podemos usar o overclock no Xeon, ganhando cerca de 10 a 15 quadros por segundo nos jogos e melhorar ainda mais o processamento, sendo uma característica dos Xeon v3.