Como o Xeon 2650 V3 e a RX 570 se saem em jogos?

Montamos um ótimo PC equipado com o Intel Xeon E5-2650 V3 que tem 10 núcleos físicos e 20 núcleos lógicos (threads) junto com a excelente custo-benefício, RX 570 de 4GB, para encarar trabalhos que exigem muito da multitarefa em edição de vídeos, renderizações, mas e para jogos? Como se sairia todo esse desempenho nos principais jogos atuais?

Xeon em PC de edição

Para somar ao setup, equipamos o PC com 12 GB de RAM de 2666MHz, DDR4 (1X8GB e 1X4GB) e para o armazenamento escolhemos um SSD de 360GB para agilizar no processamento. E tudo isso montado no excelente gabinete da Gamemax M911 RAINBOW (E-ATX) com muita elegância, tecnologia e RGB.

GTA V
GTA V

Iniciamos os testes em jogos com o clássico GTA V (Rockstar Games) no Full HD com as configurações de vídeo no alto e muito alto e a jogabilidade ficou excelente, com os cenários detalhados e ótimos gráficos. O FPS ficou entre 90 a 100 quadros por segundo e um frametime por volta dos 9ms, muito baixo e constante. A placa de vídeo RX 570 de 4GB ficou com o uso em 96%, com a temperatura girando em torno dos 74 ºC e o processador Xeon 2650 V3 ficou com o uso por volta dos 34% e a temperatura não passou dos 49 ºC.

Forza Horizon 4
Forza Horizon 4

Fomos dar uma volta com o ótimo game de corrida: Forza Horizon 4 (2018) em Full HD com as configurações gráficas no alto e mostrando ser um jogo bem otimizado, entregou excelentes gráficos e jogabilidade, com o FPS ficando em torno dos 100 quadros por segundo e o frametime bem liso, com 10ms na média. O processador teve um uso de 29% com a temperatura em 48 ºC e a placa de vídeo trabalhou bem em 99% com 70 ºC.

Battlefield V
Battlefield V

O terceiro a ser testado foi o pesado e detalhado Battlefield V onde mais uma vez rodamos em Full HD e as configurações gráficas, não economizando processamento, colocamos tudo no alto. O setup se saiu muito bem entregando um FPS de 70 a 80 quadros por segundo e um frametime liso por volta dos 13ms. A RX 570 ficou com o uso em 75% com 72 ºC e o Xeon ficou tranquilo com 33% de uso e 48 ºC de temperatura.

Shadow of the Tomb Raider
Shadow of the Tomb Raider

O próximo a ser testado foi outro detalhado, com muitas sombras, o game Shadow of the Tomb Raider (2018), um clássico de aventura. Colocamos os gráficos no alto e muito alto com todos os detalhes ligados e ele ficou com ótima jogabilidade, com um FPS entre 50 a 60 quadros por segundo e o frametime girou em torno dos 19ms. A placa de vídeo foi bem requisitada chegando a 99% com a temperatura alcançando 82 ºC, mas sem problemas ou engasgos. O CPU ficou mais uma vez tranquilo com 30% de uso e com uma temperatura de 47 ºC.

Call of Duty: Warzone
Call of Duty: Warzone

O quinto teste é uma presença obrigatória em nossos testes: Call of Duty: Warzone (2020), onde testamos usando as configurações em Full HD e os gráficos no normal e algumas coisas no alto. Os FPS variaram entre os cenários mais leves com a média entre 70 a 80 quadros por segundo e nos mais densos ficou com uma média de 60 quadros. O frametime ficou em torno de 14ms e a jogabilidade ficou excelente. A placa de vídeo teve um uso de 99% com 80 ºC e o processador ficou em 24% com 47 ºC.

Assassin’s Creed Odyssey
Assassin’s Creed Odyssey

Em seguida testamos um jogo extremamente detalhado de mundo aberto e que exige bastante dos núcleos do processador e da placa de vídeo, Assassin’s Creed Odyssey (Ubisoft Quebec, 2018) dando sempre a impressão que seria um jogo mal otimizado, mas mais uma vez o setup se saiu muito bem e com os gráficos no ULTRA e muito alto, a jogabilidade ficou ótima! Com bons gráficos o FPS girou em torno dos 40 a 50 quadros por segundo e o frametime ficou em torno dos 20ms. O Xeon trabalhou bem em 32% de sua potência com 49 ºC de temperatura e a placa de vídeo ficou em 94% de uso com 75 ºC.

Fortnite
Fortnite

Fortnite (desenvolvido pela Epic Games, 2011) foi o sétimo jogo a ser testado. Sempre muito pedido pelos inscritos, desta vez rodamos em Full HD com os gráficos no médio e mesmo assim os FPS ficaram altos em torno dos 160 a 170 quadros por segundo. A RX 570 ficou com 97% de uso, temperatura em 73 ºC e o processador não passou dos 22% de uso com 46 ºC. Este jogo, depois de algumas atualizações, parece ter ficado um pouco pesado e mesmo com uma boa máquina e com o frametime com média de 6ms, ele tem alguns engasgos como se houvesse um gargalo, mas não há.

Control
Control

No próximo teste usamos mais um jogo de gráficos detalhados e este sim parece ser mal otimizado, por isso decidimos rodar o Control (Remedy Entertainment) em Full HD e com as configurações gráficas no baixo. Mesmo assim os gráficos e sombras ficaram muito bons, com um FPS entre 70 a 80 e frametime em torno dos 13ms. A RX 570 trabalhou em 98% com 63 ºC e o CPU ficou com o uso baixo: 15% e com a temperatura em 42 ºC.

Just Cause 4
Just Cause 4

O nono a ser testado foi o Just Cause 4 (2018, Avalanche Studios), jogo de ação em mundo aberto, rodamos em Full HD e com as configurações gráficas no médio e a jogabilidade ficou excelente, com o FPS entre 55 a 60 quadros por segundo e o frametime ficou com uma média de 16ms. Com muitas sombras e detalhes como o Shadow of the Tomb Raider, a placa de vídeo ficou com o uso de 98%, temperatura girou em torno dos 82 ºC e o Xeon trabalhando em 22% e 47 ºC.

Ark Survival Evolved
Ark Survival Evolved

Ark Survival Evolved (Studio Wildcard, lançado para Windows em 2017) foi o nosso décimo título a ser testado e mais uma vez um jogo para forçar o processamento de nosso conjunto, pois tem gráficos detalhados em mundo aberto (motor gráfico Unreal Engine). Rodamos com a configuração em Full HD e todos os detalhes gráficos no médio e no alto, em cenários noturnos e o FPS ficou em torno dos 40 a 50 quadros, frametime na média de 19ms, ficou bem jogável com bons gráficos. A placa de vídeo trabalhou com 99% da capacidade e sua temperatura ficou em torno dos 73 ºC. O Xeon ficou tranquilo com apenas 15% de uso e com a temperatura em 45 ºC.

CS:GO
CS:GO

Para encerrar os nossos testes, fomos entrar em combate com o clássico CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive) que mesmo com os gráficos médios em Full HD rodou tranquilo em nosso PC, entregando um FPS entre 150 a 180 quadros por segundo. E mesmo com um frametime em torno de 4ms o game deu umas pequenas engasgadas que provavelmente foram geradas pelo próprio programa, pois o setup sobrou em desempenho: a RX 570 teve 44% de uso e uma temperatura de 52 ºC e o Xeon E5 2650 V3 ficou a 14% de sua potência com 43 ºC

Computador montado

O nosso setup sobrou nos principais jogos sem muito esforço, sendo um ótimo conjunto, não só para trabalhos de edição e multitarefa, mas também para muita ação e diversão.

DESEMPENHO DO PC DE EDIÇÃO EM JOGOS ME SURPREENDEU! OLHA O PODER DELE! E5 2650V3 COM RX 570!

Posts Recentes

Nossos Vídeos

TOP Categorias

Veja Também