O bom notebook da marca HP, modelo G42, que adquirimos no Mercado Livre por um valor super interessante, R$ 600, tem uma configuração muito boa para trabalho, para o dia-a-dia, mas será que pode rodar alguns jogos e garantir um pouco de diversão, nos intervalos do trabalho?
O nosso notebook HP G42-340BR tem uma configuração que foi melhorada pelo antigo proprietário tendo 8GB de memória RAM (2X4GB), DDR3 de 1333MHz, para o armazenamento ele recebeu um SSD de 120GB, Windows 10 Home e já vinha equipado com a primeira geração da CPU i5 da Intel: processador i5-460M de 2.53 GHz, 32 nm e lançado em 2010.
Observamos que mesmo o processador sendo bom e estando com o máximo de memória RAM, o vídeo integrado, o HD Graphics, é bem fraco e poderia nos deixar sem muito desempenho nos jogos, mas aceitamos o desafio mesmo assim. O que ele pode entregar de diversão?
Iniciamos com um clássico das corridas: o Need for Speed Underground 2 (U2, lançado em 2004). Com a resolução em 1024×768, com detalhes e opções do jogo no máximo e no alto, ele fluiu muito bem, com ótima jogabilidade, permitindo uma boa diversão. O vídeo integrado não permitiu que o jogo ficasse em tela cheia e o notebook esquentou um pouco com o processamento, mas não houve travamentos, passando bem no primeiro teste.
GTA – San Andreas de 2004, mais um clássico que testamos na sequência com a mesma resolução de tela do U2 (1024×768) e com as configurações gráficas no baixo. Jogo de mundo aberto ficou bem jogável e até fluiu muito bem. Mas para forçar um pouco o notebook, passamos as configurações gráficas para o médio e aí o GTA ficou com o FPS (quadros por segundo) menor e a jogabilidade ficou um pouco comprometida. Os gráficos em baixa garantiam uma experiência bem mais satisfatória.
Fomos passear de caminhão pelos EUA com outro clássico de 2004: 18 Wheels of Steel. Jogo de mundo aberto e com muitos detalhes que para rodar bem usamos as configurações gráficas no baixo. O game ficou bem jogável em tela cheia, com um FPS interessante, garantindo uma boa diversão.
Para encerrar os testes em jogos colocamos o atual e recém lançado Valorant (2020) para ver até onde o nosso HP G42 poderia ir, uma prova de fogo. Logo ao iniciar, o jogo avisou que a placa de vídeo não seria compatível, mesmo assim iniciou. Colocamos os gráficos no baixo, mas infelizmente o vídeo integrado realmente comprometeu uma experiencia melhor, pois o i5 e a quantidade de memória ajudariam muito para a ação do game. Os FPS ficaram baixíssimos não dando para aproveitar um round sequer.
Este notebook aceita alguns upgrades de hardware e com uma breve pesquisa já encontramos e adquirimos uma placa de expansão de vídeo (eGPU – External GPU) para o slot PCIe onde hoje está instalado o cartão de WiFi, assim poderemos melhorar a experiência nos vídeos e jogos.
Também é possível colocar um processador melhor como o i7-640M, mas como o ganho de desempenho é pequeno, resolvemos não investir.
O notebook em momento algum travou ou a tela congelou, mostrando ter um setup bem equilibrado, mas assim que a eGPU chegar da AliExpress, faremos novos testes e mais um vídeo com este ótimo achado do Mercado Livre. Será que aí ele rodaria um GTA V? Em breve teremos novidades.