Será que uma placa de vídeo intermediária de 2016 se sairia bem em 2020? É a pergunta que nos fizeram os inscritos do canal e em votação no Telegram (https://t.me/tecnoarthardware), os usuários do grupo escolheram este tema para que fizéssemos um vídeo para responder.
A Nvidia GeForce GTX 1060 de 3GB (1152 CUDA Cores) era considerada uma placa intermediária, ficando um pouco abaixo da sua irmã gêmea de 6GB de VRAM que possuía 1280 CUDA Cores, bem mais forte, chegando no benchmark a 10284 (G3D Mark), contra os 9648 pontos da nossa placa.
Ainda assim a GTX 1060 de 3GB leva a uma ligeira vantagem frente a RX 570 que alcança 6967 pontos na sua versão de 8GB. Aliás, o problema de nosso modelo é justamente a VRAM limitada em 3GB.
Arquitetura Pascal, TDP de 120W, 192 bits, 16 nm, clock de 1708 MHz é uma placa que rodou muito bem jogos no PC principal da TecnoArt por mais de um ano sem problemas, mas será que hoje ela iria bem no desempenho?
Antes de iniciarmos os novos testes em nossa antiga placa da marca Colorful, resolvemos realizar uma manutenção: retiramos o dissipador com os fans da GTX e com um pincel suave, retiramos toda a poeira deles. Aproveitamos para trocar a pasta térmica do chip gráfico.
Placa de ótima construção: capacitores de estado sólido de qualidade, bcp robusto. Possui duas entradas de 6 pinos, denotando um bom consumo de energia.
Iniciamos os testes utilizando o PC principal, substituindo apenas a placa de vídeo e mantendo a nossa configuração: o Ryzen 7 1700X, 16GB de memória RAM. Então, entramos em combate com o atual, pesado e que pede muito da placa de vídeo (VRAM), memória RAM e processador: CoD: Warzone (2020).
Colocamos as configurações gráficas no médio, algumas coisas no alto, mas as texturas, que pesam um pouco mais, colocamos no baixo para depois aumentarmos aos poucos. Inicialmente o jogo se saiu bem, com ótima jogabilidade, utilizando 97% da placa de vídeo que ficou com a temperatura por volta dos 62 ºC, mesmo assim estava ocupando quase toda a memória da placa de vídeo (VRAM). Aumentamos a qualidade gráfica das texturas para o médio e mesmo com o aviso do game que estaria no limite, tentamos jogar, mas o frametime já ficou oscilando bastante e a jogabilidade caiu um pouco. Voltamos com a configuração anterior e o frametime voltou a ficar liso e a ação perfeita. Os 3G de VRAM foram limitadores, mas com certeza a versão de 6GB da GTX 1060 se sairia melhor.
O próximo da lista foi o também atual Valorant (2020), que é um pouco mais leve, colocamos as configurações gráficas no máximo, em Full HD e o uso da placa de vídeo ficou em 60%, com a temperatura em 60 ºC. O processador ficou tranquilo com 28% de uso e uma temperatura média de 42 ºC. O FPS desse jogo girou em torno dos 190 quadros por segundo e o frametime ficou liso em 5ms. Ótima jogabilidade.
Batman: Arkham Knight foi a novidade em nossos testes. Com gráficos um pouco pesados, colocamos as configurações no normal. V-Sync do jogo travado nos 90 quadros por segundo a GTX trabalhou em 69%, com 52 ºC. A VRAM neste game ficou dentro do seu limite, sem problemas.
Para encerrar, testamos o ótimo jogo de carros de corrida: Forza Horizon 4. Deixamos as configurações gráficas no médio e como sempre o título entregou ótimos cenários detalhados, com o FPS por volta dos 100 a 110 quadros por segundo. Excelente jogabilidade. A placa de vídeo teve um uso em torno dos 98%, com 53 ºC e o Ryzen trabalhou em 55%, com a temperatura em 43 ºC.
Poderíamos ter aumentado mais as qualidades gráficas do Forza Horizon 4, mas nos médios foi o suficiente para o jogo fluir bem e com ótimos cenários.
Hoje em dia é uma placa que ainda pode levar alguns jogos com uma certa limitação, por ser a versão de 3GB, mas garante a diversão. Provavelmente a sua irmã de 6GB poderia se sair bem melhor.
A GTX 1060 de 3GB é só encontrada usada, mas o seu preço no mercado brasileiro, muitas vezes supera os mil reais, não compensando a compra. Conseguimos encontrar alguns modelos no AliExpress, como uma da Gigabyte por R$ 860 (mais frete), mas acreditamos que o valor mais real para ela, seria em torno dos R$ 600.