Placa de Video

Ganhei uma RTX 3070, placa insana demais! Teste jogos em 4K e mais – 3070 PCYES

Recebemos da fabricante PCYES, como cortesia para nosso uso e para uma análise, a placa de vídeo GeForce RTX 3070 (linha Graffiti Series), sendo uma das mais poderosas disponíveis no mercado.

Graffiti Series - imagem PCYES
Graffiti Series – imagem PCYES

A linha da PCYES, Graffiti Series, conta com dois lançamentos da Nvidia, as RTX 3070 e RTX 3080. E não foi surpresa esse excelente lançamento chegar muito bem embalado, com produção caprichada contendo manual, cabo, poster da série Graffiti e até o aviso de garantia em design diferenciado.

Unboxing RTX 3070
Unboxing RTX 3070

Placa muito robusta, ótimo projeto e desenho, sendo uma placa muito bonita que pode combinar com o visual de qualquer setup.

Projeto otimizado para PCB compacto e reforçado
Projeto otimizado com PCB compacto e reforçado

Abrimos a placa para uma análise e verificamos um PCB compacto e reforçado (oito camadas), com o projeto do circuito muito bem otimizado, com capacitores de estado sólido, dissipador no VRM, backplate robusto com um design colmeia, permitindo um resfriamento mais eficiente.

Aliás, a grande estrutura de refrigeração chama a atenção nesse projeto, com heat pipes de cobre que fazem o contato direto com a GPU, uso de Thermal Pads nos componentes e 3 fans de 85mm.

Detalhes da placa de vídeo - imagem PCYES
Detalhes da placa de vídeo – imagem PCYES

Possui 3 portas DisplayPort e uma HDMI.

A garantia de 2 anos da placa é estendida por mais um, se o usuário se registrar no site da empresa, totalizando os 3 anos.

A RTX 3070 tem um TDP de 220W, sendo sugerida pelo fabricante a utilização de uma fonte de alimentação de, no mínimo, 650W. Ela é energizada por dois conectores de 8 pinos, o que realmente necessita de uma fonte de qualidade.

Comparativo da RTX 2080 Ti vs RTX 3070
Comparativo da RTX 2080 Ti vs RTX 3070

Placa poderosa, mesmo sendo a mais “fraca” desse lançamento da Nvidia (mesmo nível da RTX 2080Ti), tendo 5888 CUDA Cores, 8GB de VRAM GDDR6, 256 bits, clock de 1500 MHz, podendo chegar até 1725 MHz e uma litografia de 8 nm.

Entre outras propriedades que ainda podemos destacar na placa da PCYES, nos chama a atenção o software ThurderMaster, onde você pode obter o controle total da sua placa de vídeo, controlando desde o overclock, velocidade dos fans, monitoramento do status da GPU, personalização dos efeitos de LED etc.

Placa RTX 3070 da PCYES instalada
Placa RTX 3070 da PCYES instalada

O nosso setup para testar a placa da PCYES está equipado com Ryzen 7 3700X, 16 GB de memória RAM DDR4 (2X8GB), fonte de 700W e um monitor da Gigabyte de 144 Hz

Fortnite

Fortnite

Iniciamos os testes com competitivo Fortnite, onde utilizamos a resolução de 4K (via aplicativo da própria Nvidia, pois o nosso monitor não é 4K), as configurações gráficas colocamos em modo Épico, com todos os itens ligados e os FPS ficaram em torno dos 160 quadros por segundo, com um frametime liso de 5ms, entregando um cenário perfeito e muito bonito.

A RTX trabalhou em 60%, com 47 ºC e a VRAM usada ficou em torno dos 2,5GB.

Red Dead Redemption 2

Red

O segundo a ser testado foi o pesado e detalhado Red Dead Redemption 2, incialmente com a resolução em Full HD, com as configurações gráficas no ultra e os FPS ficaram entre 80 a 100 quadros por segundo e um frametime de 12ms. Nesse cenário a RTX trabalhou em 93% de uso, com 48 ºC e a VRAM atingiu os 5GB.

Mas, alterando a resolução para 4K e ainda no ultra, os FPS entregues caíram para 48 quadros por segundo, com o frametime de 26ms, mesmo assim os cenários ficaram perfeitos, com ótima jogabilidade e sem travamentos.

A placa de vídeo foi mais exigida, ficando em 98%, com a temperatura ainda sob controle e baixa de 51 ºC em média. A memória VRAM também foi mais solicitada, chegando aos 7GB.

GTA V

GTA V

Para encerrar rodamos o clássico GTA V que tem gráficos detalhados e cenários muito bonitos, como será que se sai?

Iniciamos com a resolução em Full HD, com as configurações gráficas no ultra e o nosso setup entregou um FPS de 144 quadros por segundo, com frametime de 6ms.

Dessa maneira a RTX teve um uso de 48%, com 37 ºC de temperatura e a VRAM ficou em 3GB.

E finalmente colocamos a resolução em 4K, com as mesmas configurações no ultra e os FPS ficaram em torno dos 90 a 105 quadros por segundo, com o frametime se mantendo baixo e liso em 8ms. Os gráficos e sombras ficaram muito suaves, dando a impressão de estarmos vendo um filme.

A RTX 3070 trabalhou em 96% de uso com 51 ºC e o consumo de VRAM subiu um pouco, ficando em 5GB.

RTX 3070 PCYES na Terabyte
RTX 3070 PCYES na Terabyte

Esta excelente placa da PCYES ainda está com um preço elevado, sendo encontrada na Terabyte por R$ 5.099, condição que pode mudar com o decorrer do tempo e com uma possível baixa do dólar.

RTX 3070 PCYES NA PROMOÇÃO

GANHEI UMA RTX 3070, PLACA INSANA DEMAIS! TESTE JOGOS EM 4K E MAIS – 3070 PCYES

Qual sua reação?

TOP
0
Feliz
0
Amei
0
Não sei
0
Não gostei
0
José Antonio Rubino
Formado em Eletrônica. Trabalha com tecnologia desde os anos 90 e também faz trabalhos voltados ao jornalismo, participando por exemplo do primeiro CD-ROM da revista Exame. Participa do programa OgroTech de tecnologia da web rádio Opção News da grande São Paulo.

    1 Comment

    1. Ola bom dia, vc tem uma placa de video boa ai pra vender

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0 %