Recebemos da Gigabyte, a nova RTX 3060, lançamento que seria teoricamente a mais simples na nova linha da Nvidia, a RTX SÉRIE 30, mas será que seu desempenho está longe dos outros modelos?
A RTX 3060 veio ao mercado sendo uma sucessora da famosa e bem vendida RTX 2060, mas ela tem, além de uma arquitetura melhor, muita memória extra, que gerou uma certa estranheza, pois ela tem mais VRAM que a versão 3060 Ti (8GB) e a RTX 3070 (8GB), que são mais poderosas que ela.
Possui 3.584 CUDA Cores contra os 2.176 da sua antecessora, a RTX 2060 SUPER e se aproxima da antiga toda poderosa, a RTX 2080 Ti, com 4.352 núcleos.
Uma placa muito bem otimizada, pois consome menos e tem um desempenho melhor que as versões anteriores.
Outras características:
- Core Clock – 1837 MHz (clock normal: 1777 MHz)
- CUDA Cores – 3584
- Litografia de fabricação: 8 nm
- Clock de memória – 15000 MHz
- Tamanho da memória – 12GB
- Tipo de Memória – GDDR6
- Latência de Memória – 192 bit
- Largura de banda da memória (GB/s) – 360GB/s
- Barramento – PCIe 4.0 x 16
- Resolução máxima – 7680×4320 – 60Hz (8K)
- Tamanho da placa – L = 282 W = 117 H = 41 mm
- TDP – 170W
- Requisito de energia – 550W
- Conectores de energia – 1X 8 pinos
- Saídas – 2X DisplayPort 1.4a e 2X HDMI 2
Este modelo da fabricante GIGABYTE possui 3 anos de garantia e todo o cuidado de sempre com a qualidade na montagem e peças, refrigeração e até mesmo nos programas que você pode utilizar para administrar as configurações da RTX 3060.
Falamos da AORUS ENGINE, que é uma interface intuitiva, onde você pode ter o controle do clock, voltagem, desempenho dos fans e até a meta de potência em tempo real de acordo com os requisitos de cada jogo. Sem esquecer o RGB FUSION 2.0 para o controle do RGB dos itens da GIGABYTE.
A refrigeração conta com o sistema Windforce, presente em todas as placas da fabricante, onde existe a preocupação desde o grande dissipador, os três ótimos fans, o backplate robusto com uma boa entrada de ar, especialmente desenhada para ajudar da refrigeração. Thermal Pads (inclusive no VRM) e três heat pipes que fazem o contato direto com a GPU, completam a excelente proteção térmica.
Apesar do PCB menor, em comparação com a estrutura total da placa, ela é robusta e bem construída, contando com peças de alta qualidade.
Destacamos também um indicador de energia no conector de 8 pinos da placa, que avisa se houver qualquer anormalidade no fornecimento de energia, alertando o usuário.
E além do PCB robusto, com um desenho otimizado do circuito impresso, a placa conta com o Design de PCB amigável, onde, na sua fabricação, é eliminada as saliências dos conectores de soldas visíveis na superfície do PCB (coisa normal na fabricação convencional), assim evita que suas mãos se machuquem ou danifiquem componentes inadvertidamente, ao manusear a placa.
O setup para os testes foi equipado com um Ryzen 7 3700X, 16GB de memórias RAM DDR4 de 3600 MHz e uma fonte de 750 W, para garantir a segurança na alimentação de energia.
Warzone
Iniciando com o pesado e muito detalhado, CoD Warzone, com a resolução em Full HD e as configurações gráficas no alto, gerando um FPS de 120 quadros por segundo em média, com um frametime baixo e liso de 8ms.
A RTX operou em 97% de uso, com uma temperatura de 68 ºC, consumindo por volta dos 7GB de VRAM.
Subimos a resolução para os 2.5K de resolução, com os gráficos ainda no alto, e os FPS caíram para os 80 quadros por segundo, com um frametime um pouco maior, na casa dos 12ms, mantendo o game bem jogável e suave, onde a única alteração na placa de vídeo, foi um pequeno aumento de temperatura, passando para os 71 ºC.
Subindo a resolução para os 4K, os FPS desceram para uma média entre 40 a 50 quadros por segundo, com um frametime estável em 22ms, onde a RTX trabalhou em 92%, com uma temperatura um pouco maior de 74 ºC em média, consumindo mais de VRAM, chegando aos 8300MB.
Fortnite
O segundo game a ser testado foi o Fortnite, onde colocamos a resolução gráfica em 2.5K, com as configurações gráficas no alto e os FPS ficaram em torno dos 100 a 110 quadros por segundo, com frametime baixo e estável de 9ms, permitindo cenários bonitos e a jogabilidade bem fluida.
A placa de vídeo desta vez trabalhou em 92% de uso, com uma temperatura de 71 ºC, consumindo uma VRAM em torno dos 3900MB.
PUBG
O terceiro game foi o competitivo PUBG, onde, mais uma vez, colocamos a resolução em 2.5K e os FPS ficaram entre 160 a 170 quadros por segundo, com um frametime de 7ms.
A temperatura da placa de vídeo ficou em 72 ºC, com um uso em 94% e o consumo de VRAM não chegou aos 5GB, batendo os 4400MB.
GTA V Online
Para encerrar, rodamos o GTA V em sua versão online, com a resolução em 2.5K e as configurações gráficas com algumas coisas no alto e outras no muito alto, resultando em um FPS entre 80 a 90 quadros por segundo, com um frametime liso de 11ms, traduzido por cenários bonitos e muito detalhados, com excelente jogabilidade.
Mais uma vez a VRAM foi muito pouco consumida, chegando aos 4600MB e a GPU ficou com um consumo baixo, alcançando os 61%, com uma temperatura em torno dos 60 ºC.
Os 12GB da RTX 3060 realmente intrigam, pois, mesmo em 4K o consumo de VRAM não chega nem perto dos 10GB, deixando a pergunta: será que tanta memória vai acompanhar a GPU em resoluções e gráficos mais detalhados, como o 8K? Acreditamos que apenas poderemos responder em futuros testes, em games e programas que ainda poderiam vir a consumir todo o potencial desta placa, que nasceu para ser custo-benefício, mas que, com tanta memória poderá se manter com um valor ainda elevado.
- Aprenda Montagem e Escolha de Peças Para Computadores: https://cursomontarpc.com/
- Aula de Manutenção Preventiva de Placas De Vídeo: https://cursomontarpc.com/aula-online/