A fabricante GIGABYTE nos enviou para um review a placa de vídeo RTX 3060 Ti, que é um dos modelos de entrada da nova linha RX 30 da Nvidia. Mas será que é tão de entrada assim? Confira.
Com a nova arquitetura AMPERE para as GPUs de sua nova linha, a Nvidia conseguiu fazer uma revolução não só nas montagens e consumo, mas também em desempenhos e preços, colocando a placa mais simples da nova geração confrontando diretamente com a antiga top de linha da geração anterior, a RTX 2080 Ti.
O modelo da RTX 3060 Ti – Gaming OC PRO, da GIGABYTE que recebemos é uma excelente representante dessa nova geração, impressionando pelo capricho que vai da embalagem e o cuidado com o armazenamento da peça (incluindo o manual do usuário) até a placa em si, que é muito bem construída, robusta e pesada.
As características do modelo Gaming OC PRO da GIGABYTE contam com um clock maior, um ótimo controle do seu RGB, através do RGB FUSION 2.0, o ótimo Windforce que é o cuidado da fabricante com uma melhor ventilação, indo desde uma construção diferenciada de seus fans até a rotação invertida da ventoinha central, gerando uma pressão de ar maior, para melhor resfriamento da placa.
Esse modelo conta com 3 anos de garantia da GIGABYTE.
Abrimos a placa de vídeo e assim foi possível conferir o seu PCB robusto, a qualidade das peças utilizadas e o cuidado com a refrigeração. Ela possui um grande dissipador, três fans, thermal pads nos principais componentes e até uma janela no seu backplate para facilitar a circulação de ar.
Outras características:
- Nvidia CUDA Cores: 4.864
- Boost Clock: 1.67 GHz
- Memória: 8GB VRAM GDDR6
- Latência da Memória: 256 bits
- TDP: 200W
- Litografia: 8 nm
- PCI Express 4.0 x16
- Alimentação: 1 conector de 6 pinos e outro de 8 pinos
- Conectores de vídeo: 2 HDMI e 2 DisplayPort
Instalamos a RTX 3060 Ti em nosso PC para os testes, mas antes de iniciar conferimos o seu bonito RGB, sendo controlado pelo software RGB FUSION 2.0.
Warzone
Para iniciar os testes, colocamos para rodar o competitivo CoD: Warzone com a resolução em 4K, com o Ray Tracing ligado e as configurações gráficas no médio, e assim o exigente e pesado game teve um FPS médio entre 45 a 50 quadros por segundo, com um frametime entre 19 a 22ms.
Forçamos as configurações para o alto, mas com certeza, se o usuário colocar o jogo em Full HD, os FPS aumentarão bastante, ficando mais competitivo.
Conhecido por ser exigente quanto ao setup, o Warzone consumiu 99% da RTX 3060 Ti, ficando com uma temperatura de 78 ºC, tendo o seu VRAM chegando ao limite de 7GB (total de 8GB) e com o detalhe do uso da memória RAM, que teve um consumo acima de 12GB (total de 16GB).
Mas a jogabilidade ficou excelente, com ótimos cenários e sem qualquer travamento ou engasgos.
Fortnite
Na sequência rodamos o muito pedido Fortnite, sendo mais um game competitivo, onde colocamos a resolução em 4K, renderização 3D em 100% e as configurações gráficas no médio e os FPS giraram em torno dos 180 a 200 quadros por segundo, com um frametime muito baixo e liso em 5ms. O jogo ficou muito fluido e com excelente jogabilidade.
A RTX operou em 97% de uso, com uma temperatura de 78 ºC e a memória VRAM ficou com uma média de 3GB.
Forza Horizon 4
Para encerrar, colocamos o ótimo Forza Horizon 4 e mais uma vez usamos a resolução em 4K, com as configurações gráficas no alto e os FPS ficaram em 110 quadros por segundo, com um frametime estável em 9ms. Ótimos cenários, com excelente jogabilidade.
A RTX 3060 Ti foi bem solicitada, trabalhando em 98% de uso, mas a sua temperatura ficou numa média menor, em torno dos 60 ºC e o consumo de VRAM permaneceu no patamar dos 4GB.
Apesar da top de linha da geração anterior, a RTX 2080 Ti, ter os seus 11GB de VRAM, TDP de 250W e uma latência de memória superior (352 bits), a RTX 3060 Ti, sendo uma placa de entrada, se equipara em desempenho, mostrando toda a sua evolução tecnológica.
Como o mercado brasileiro tem valores muitas vezes irreais, fomos até a loja americana Newegg para conferir os valores de ambas as placas, sendo uma incrível diferença de preços, ficando o custo da antiga RTX 2080 Ti no patamar de US$ 1.759,99 e a nova placa de entrada em seus US$ 499,99.