Placa mãe A520M, a barata pra novos Ryzen de entrada – A520M DS3H, análise e teste

Recebemos a A520M DS3H que é a nova placa mãe da GIGABYTE para processadores Ryzen 3000 e para a nova geração, os Ryzen 5000, sendo um modelo de entrada, mas com muita tecnologia embarcada e qualidade.

Imagem GIGABYTE
Imagem GIGABYTE

Voltado ao público que precisa de uma placa mãe de entrada para os processadores da AMD, como os Ryzen 3 da geração dos Ryzen 3000 e 5000, é encontrada hoje na Terabyte (www.terabyteshop.com.br) por R$ 608,13.

Oito fases no VRM
Oito fases no VRM

É um modelo que tem poucas diferenças para a sua irmã gêmea da versão AORUS, sendo a principal a falta de dissipadores no seu VRM, item importante para overclock de processadores mais quentes e de maior desempenho, mas apesar disso, ainda conta com 5 + 3 fases no VRM, mantendo um ótimo controle de temperatura e de tensão que chega até o CPU.

Detalhes da A520M
Detalhes da A520M – imagem GIGABYTE

Da série UD (Ultra Durable) da GIGABYTE, é do tamanho Micro ATX (24,4cm x 24,4cm), possui um PCB reforçado, conectores PCIe X16 robustos e pinos sólidos para maior durabilidade e qualidade nas conexões tanto da energia como em transmissão de dados.

Unboxing placa mãe da Gigabyte
Unboxing placa mãe da Gigabyte

Excelente placa, ótima construção, com 1 ano de garantia do fabricante, chegou para o unboxing muito bem acondicionada, com cabos SATA, guia de usuário, CD de instalação e espelho da placa mãe.

Conectores traseiros - imagem GIGABYTE
Conectores traseiros – imagem GIGABYTE

Falando do espelho da placa mãe, na parte traseira é possível encontrar 1 porta PS/2, DVI-D, DisplayPort, porta HDMI, 4x USB 3.2, 2X USB 2.0, RJ-45 e 3x de áudio, sendo uma das portas USB 3.2 habilitada para atualização de BIOS através do botão Q-Flash Plus, onde é possível atualizar o programa da placa mãe usando apenas a fonte de alimentação, mesmo sem processador, memórias ou placa de vídeo.

Placa também voltada para os jogos online, possuindo para a conexão de rede o exclusivo Realtek 8118 Gaming, que garante o melhor controle da rede em tempo real e assim, mantendo a sua partida em prioridade na transmissão, pois o sistema prioriza de forma inteligente o seu game.

Detalhes da boa placa mãe com Q Flash
Detalhes da boa placa mãe com Q-Flash

Destaque também para o áudio integrado, que utiliza o Realtek ALC887 codec que garante, além de uma grande fidelidade de som, boa proteção contra ruídos.

Central de aplicativos GIGABYTE
Central de aplicativos GIGABYTE

Mesmo não possuindo um dissipador no VRM, a preocupação com a refrigeração é sempre presente em todos os projetos da empresa, onde mesmo essa placa de entrada possui 3 conectores para ventiladores híbridos, podendo tanto receber fans ou water coolers. Inclui 5 sensores de temperatura, podendo ser verificado e controlado via software, o Smart Fan 5.

Placas da Gigabyte sempre tem um ótimo conjunto de aplicativos.

Conector para SSD M.2 NVMe
Conector para SSD M.2 NVMe

O padrão da A520M DS3H é o PCIe 3.0, tendo o conector M.2 (PCIe x4) para SSD NVMe de alta velocidade, além de possuir 4 conectores SATA 3 e para as memórias RAM temos 4 slots que suportam até 128GB (4X32GB).

Tela do RGB FUSION 2.0
Tela do RGB FUSION 2.0

E por fim, acabando o resumo das qualidades desta excelente placa, não poderíamos deixar de mencionar o controle de RGB incluído nas placas da GIGABYTE, o RGB FUSION 2.0, onde você pode controlar todos os itens equipados com essa tecnologia, controlando todo o setup RGB.

Para os nossos testes utilizamos um Ryzen da geração 3000, o Ryzen 3 3300X, onde colocamos em stress para verificar as temperaturas da placa mãe.

Setup montado para testes
Setup montado para testes

Infelizmente o chipset da AMD, o A520, que equipa esta placa, não permite o uso dos modelos de processadores Ryzen 5 3400G e o Ryzen 3 3200G (com processadores VEGA integrados), mas está pronto para os novos processadores da geração 5000.

Bios das placas GIGABYTE sempre bem completas
BIOS das placas GIGABYTE sempre bem completas

Entramos no BIOS da placa mãe e podemos conferir um sistema completo, com controle de todas as informações, parâmetros, conexões, voltagem, ativação do XMP da memória RAM e temperaturas, sendo bem intuitivo e de fácil utilização.

Temperatura antes do stress da placa mãe
Temperatura antes do stress da placa mãe

A temperatura das fases da placa mãe, sem o stress do processador, era de 31 ºC, subindo para 44 ºC com 5 minutos de stress, utilizando o programa CPU-Z, mostrando um bom controle, ainda sem a instalação de fans ou montagem de um sistema de refrigeração.

Resultado do teste de stress da placa mãe
Resultado do teste de stress da placa mãe

Excelente placa de entrada para processadores mais “leves”, como os Ryzen 3 das gerações 3000 e 5000 dos Ryzen, sem a utilização de overclock. Não que não se possa fazer, mas sem um dissipador no VRM é preciso se pensar numa melhor refrigeração e monitoramento da temperatura.

B550M da GIGABYTE
B550M da GIGABYTE

Mas se a sua preocupação é justamente fazer um overclock, mas mantendo o orçamento baixo, podemos indicar outra placa mãe da mesma linha Ultra Durável da GIGABYTE, sendo a B550M DS3H uma boa opção, por ter um custo aproximado e estando equipada com dissipador no VRM.

A520M na Terabyte
A520M na Terabyte
COMPRE SUA PLACA MÃE A520M:

PLACA MÃE A520M, A BARATA PRA NOVOS RYZEN DE ENTRADA – A520M DS3H, ANÁLISE E TESTE

Posts Recentes

Nossos Vídeos

TOP Categorias

Veja Também