Recebemos para um review o teclado mecânico AORUS K9 Optical, modelo premium e premiado da fabricante GIGABYTE, voltado para um público que precisa de uma boa resposta em jogos competitivos ou que não abre mão de um setup High end.
Embalagem bem construída e reforçada, já dava pistas no unboxing que se tratava de um item diferenciado e, não foi surpresa, encontrarmos um teclado bem construído e de ótimo acabamento.
Teclado pesado em cor preta, desenho sóbrio e elegante, com 1180g, veio acompanhado por um guia de usuário, guia de teclas, um removedor de keycaps e switchs. Sim, você pode trocar os switchs, sendo um teclado totalmente modular.
Os interruptores (switchs) do teclado são os Flaretech Optical Reds de alta qualidade, podendo ser personalizado, por um conjunto completo (keycap e switch blue) das teclas mais usadas por gamers competitivos, sendo a tecla W, A, S, D e as teclas direcionais, que acompanham o AORUS K9.
Possui cabo com conexão USB de 2 metros de comprimento (reforçado), que pode ser direcionado na hora da instalação, para uma melhor posição.
Ultra durável, com seus switchs podendo ter até 100 milhões de pressionamentos, molas de aço exclusivas de alta qualidade que não ficam expostas e com isso o AORUS K9 suporta os respingos de líquidos, sendo à prova d’água. Segundo o fabricante, é só virar de cabeça para baixo para acelerar a secagem.
Também é à prova de vibração, graças aos interruptores ópticos Flaretech, pois a sua operação é totalmente óptica, em vez de eletromecânica. Poeira e sujeira não afetarão a sua experiência em jogos, causando vibrações.
Os switchs ficam numa posição mais elevada, permanecendo mais expostos, com isso o RGB na parte inferior é mais visível e facilita na hora da limpeza.
O Rollover N-Key garante que todas as teclas realmente sejam acionadas, independentemente de quantas outras teclas são pressionadas simultaneamente.
Aliás, a taxa de resposta de suas teclas é de incríveis 0,03ms, sendo extremamente rápida para os gamers mais exigentes.
Teclado totalmente programável, podendo ser completamente personalizado, inclusive na sua iluminação RGB, onde, através do programa RGB FUSION 2.0 você pode personalizar muitos esquemas de cores e até mesmo de algumas teclas isoladamente. Também é possível fazer personalização através das teclas de função.
Trocamos com muita facilidade as teclas personalizadas para os jogos competitivos. Usando o extrator foi possível substituir tanto os switchs, como os keycaps.
Teclas extremamente macias, de ação suave, que facilitou muito nossos testes com o competitivo Fortnite, tendo uma resposta muito rápida. Sem contar o visual excelente, com cores vivas, em um teclado muito bem construído e robusto.
Este teclado premium, padrão inglês internacional (104 teclas), é voltado para um público muito específico no Brasil, tendo os gamers profissionais ou usuários mais exigentes como alvo principal, sendo encontrado por valores acima dos mil reais por aqui.