Placa muito pedida pelos inscritos e que já estávamos sondando a melhor oportunidade para adquirir, será o tema para o primeiro vídeo de 2021. Trouxemos para análise a placa de vídeo RX 460 da AMD, lançada em 2016 que ainda contava, no seu lançamento, com as versões RX 470 e a top de linha, a RX 480. Como ela vai se sair em testes nos dias de hoje?
O modelo que adquirimos no AliExpress foi a da fabricante Sapphire, sendo a versão Nitro RX 460 com 4GB de VRAM, por um custo de R$ 472, que chegou em 21 dias, sem taxas alfandegarias.
No unboxing conferimos que a placa chegou muito bem embalada e protegida para a viagem, estando em perfeito estado. Apenas um pouco suja e com marcas de uso, por ser uma peça usada, mas sem qualquer sinal de avaria.
O vendedor nos enviou um conector extra para usar em qualquer fonte de alimentação, mas recomendamos que você adquira sempre boas fontes que suportem o consumo do seu PC, incluindo a placa de vídeo.
Apesar de perceber que estava um pouco suja, fizemos o que sempre recomendamos: partir diretamente para os testes de funcionamento e stress da placa, para garantir que esteja funcionando, pois, se houver qualquer problema, você deve fotografar ou gravar um vídeo e fazer uma reclamação junto ao vendedor e ao AliExpress. É raro ocorrer o mal funcionamento das peças adquiridas por lá, pois geralmente são bem testadas antes das vendas, mas por garantia, faça os testes assim que possível.
A RX 460 conta com um conector de 6 pinos, com um TDP de 75W, 14 nm de litografia, interface de memória de 128 bits, GDDR5, clock da GPU é de 1.250 MHz e da memória na casa dos 1.750 MHz. Dispõe de saídas DVI, HDMI e Display Port.
Fizemos o teste de stress, diretamente no programa GPU-Z, onde utilizamos o seu teste de renderização, para verificar o bom funcionamento da placa de vídeo, mas não houve qualquer problema com artefatos, telas azuis ou qualquer outro travamento.
Na sequência rodamos o game GTA V com a resolução de 2.5K, sendo bem maior que o convencional Full HD, com as configurações gráficas com detalhes no alto, com algumas coisas no médio e alguns filtros desligados e os FPS ficaram em torno dos 70 quadros por segundo, com um excelente visual.
A RX 460 trabalhou no seu limite, com uma temperatura de 70 ºC e um consumo de VRAM atingindo os 3GB de VRAM, mas não houve qualquer travamento, ficando bem jogável e fluido.
Passando no primeiro teste, partimos para a limpeza da placa e troca da pasta térmica.
Abrimos a RX 460 e podemos conferir a boa construção e de como ela é robusta, com um desenho elegante, apenas estava ligeiramente suja e com a pasta térmica antiga um pouco ressecada.
Apesar de usada e provavelmente ter equipado máquinas de mineração, ela está conservada e passou muito bem pelos primeiros testes, sem qualquer problema. Ótima placa, que foi adquirida por um valor interessante, podemos assim concluir, até o momento, que foi um ótimo custo-benefício.
No próximo vídeo, apresentaremos testes em vários jogos.
COMPRE AQUI:
- http://bit.ly/3pI8A6J (infelizmente o anuncio que comprei, acabou, e sobraram outros).