Há quase seis meses, montamos para um inscrito, um PC Gamer muito interessante que roda jogos atuais e que pode tranquilamente encarar aplicativos mais pesados, mas que, com muito uso, agora precisa de uma boa limpeza.
A temperatura e posteriormente o desempenho de um PC pode ficar bem comprometido por conta do pó e da sujeira que se instala em ventoinhas e peças importantes.
A configuração do PC Gamer do nosso inscrito é composto por um Ryzen 5 2600 (adquirido no AliExpress) que tem 6 núcleos e 12 threads, 8GB de RAM DDR4 (2X4GB) da Maxsun de 2400 MHz (AliExpress), RX 580 de 4GB da Asus (Kabum!), SSD de 480GB de capacidade da marca Kingspec (AliExpress), montados numa ótima placa B350 GTX da marca Biostar (Terabyte), que apesar de ser uma placa de entrada, é bem construída e preparada para Overclock. E foi usado um gabinete da Liketec, modelo Lightning (Mid Tower) preparado para o setup RGB.
O primeiro PC Gamer do nosso inscrito tem uma ótima configuração, poder para rodar os principais jogos numa configuração gráfica alta e na época foi um bom custo-benefício com peças adquiridas novas no Brasil e na AliExpress, mas que, com certeza, hoje sairia bem mais caro por conta da alta expressiva do dólar, acima dos R$ 5.
Depois de quase seis meses de uso a quantidade de poeira acumulada no interior do gabinete era bem grande: os fans da placa de vídeo estavam bem comprometidos, o cooler box da CPU já estava com uma quantidade grande de poeira que provavelmente estaria obstruindo a correta operação de refrigeração, além da sujeira nos outros componentes como memórias e placa mãe.
Desmontamos as peças da placa mãe e depois de uma análise, verificamos que a pasta térmica do Ryzen estava completamente ressecada, necessitando ser substituída. Mas iniciamos com uma limpeza mais radical: utilizamos um aspirador de pó de forma invertida, soprando o ar com força e do lado de fora de nosso estúdio fizemos uma limpeza completa de todos os fans (placa de vídeo, cooler da CPU), placa mãe, gabinete e peças do seu interior. A medida radical poderia ter sido substituída pela limpeza apenas com pincéis, mas nos alongaríamos demais para a montagem do vídeo e o estúdio ficaria cheio de poeira, ou seja, fazer do lado de fora do estúdio é um bom conselho para esse tipo de limpeza mais pesada.
Com a maioria da poeira retirada, finalizamos com um pincel para remover o que o sopro não tinha alcançado.
Com a placa de vídeo desmontada aproveitamos para substituir a pasta térmica da GPU, removendo a antiga e ressecada com álcool isopropílico para colocar uma nova. O mesmo procedimento foi feito na CPU.
Com toda a poeira removida, pastas térmicas substituídas, placas limpas, o PC Gamer do inscrito está novo novamente, pronto para novos rounds de bons games.
O que piorou a situação da poeira foi o hábito do usuário de manter a tampa do gabinete aberta, facilitando assim a entrada e o acúmulo e com isso, provavelmente em mais alguns meses, o PC poderia vir a ter algum problema mais grave com a refrigeração do sistema.
Não poderíamos deixar de testar o setup pronto para nos certificarmos que está tudo bem com ele.
Iniciamos os testes com o GTA V, com os gráficos em muito alto/ultra e o PC Gamer ficou com o FPS em 94 quadros por segundo na média, com a placa de vídeo ficando com 98% de uso e com a temperatura em 74 ºC e o processador ficou com o uso em 39% e com a temperatura em 48 ºC. Excelentes gráficos.
Testamos também, para encerrar, o pesado e detalhado Battlefield V com a configuração gráfica no alto/muito alto, Full HD e o setup entregou uma média de 60 quadros por segundo. A placa de vídeo ficou com 71% de uso e a temperatura em torno dos 70 ºC. A CPU teve um uso de 45% com a temperatura em torno dos 50 ºC.
Um excelente PC Gamer para alguns anos de muitas aventuras e diversão.