Recebemos da fabricante Team Group, empresa de Taiwan, a primeira unidade SSD M.2 com refrigeração liquida, o modelo SSD CARDEA Liquid M.2 PCIe de 1TB de capacidade.
Como os outros itens que recebemos da Team Group, este também veio em embalagem caprichada, com tudo bem acondicionado, muitas informações, manual de usuário, uma carga extra de fluido para a refrigeração e até um adesivo dá linha gamer T-Force.
A unidade CARDEA tem garantia limitada de 5 anos para o SSD e 1 ano para o dissipador de calor. Existe uma pequena etiqueta frágil de garantia na unidade, mas se você apenas instalar diretamente no PC, ela não será danificada facilmente. Nós, como fazemos muitos testes, provavelmente teremos que ter cuidados extras.
O fabricante pede, que antes da compra da unidade, que o usuário verifique a compatibilidade e o espaço para ela, pois o dissipador de calor pode fazer a diferença na hora da instalação de outras peças no PC, como por exemplo a placa de vídeo.
A altura do dissipador é de 14.1mm, feita de material translucido e com marcação na lateral para que você tenha controle no momento que reabastecer com o líquido refrigerante.
O conceito principal é a água (líquido refrigerante) receber o calor gerado pelo SSD através de uma liga de alumínio conectado por uma almofada condutora térmica de silicone. A ideia é o líquido ter a sua temperatura reduzida usando os ventiladores do próprio gabinete, por uma troca térmica com o ambiente. Pelos testes da fabricante, a temperatura será reduzida em até 10 graus.
Como não há como colocar uma bomba, fisicamente, para a circulação do fluido (como nos water coolers), a teoria das trocas térmicas com o ambiente para a refrigeração é mais efetiva.
Sempre é importante ter uma boa refrigeração no PC para melhor desempenho de processamento.
Fizemos os testes utilizando a nova placa mãe, modelo B460 AORUS, enviada pela fabricante GIGABYTE. Instalamos a unidade CARDEA Liquid diretamente na placa e combinou muito bem com o resto do design, não tirando muito o espaço para a instalação da placa de vídeo, mas como orienta o fabricante, é bom verificar o seu projeto e espaço antes de adquiri-lo.
Este SSD M.2 de 1TB é extremamente rápido, com interface PCIe 3.0 x4 com NVMe 1.3, tendo uma escrita e leitura acima dos 3000MB/s.
Para fazer a prova, fizemos uma comparação com um SSD SATA da marca KingSpec de 240GB pelo programa Crystal Disk Mark, onde a unidade comum alcançou uma leitura de 560MB/s e escrita de 356MB/s, ficando muito longe do M.2, que obteve quase 3100MB/s de leitura e 3000MB/s de escrita, deixando clara a diferença tecnológica e da qualidade do CARDEA Liquid.
A temperatura da unidade, antes do teste estava em 24 ºC e com o stress chegou a 27.9 ºC, isso montado na bancada sem uma refrigeração de ventoinhas de um gabinete, como é a ideia do fabricante, para uma melhor refrigeração do líquido.
Um teste prático que fizemos foi a transferência de um arquivo de 38GB entre o SSD M.2 e a unidade SSD SATA, e em praticamente 1 minuto, os dados já haviam sido transferidos, tanto do M.2 para o SATA, como ao contrário.
O último teste foi o carregamento do game F1 2018, instalado no NVMe e em apenas 38 segundos a partida já estava aberta pronta para iniciar.
Não é uma unidade barata, custando com o dólar nas alturas, por volta dos R$ 1350, valendo até aguardar os valores abaixarem, se você quer uma unidade de alto desempenho e ainda com uma refrigeração inteligente e que pode fazer uma grande diferença na performance do seu PC.