Trouxemos a ótima placa para jogos em Full HD, a modelo RX 5500 XT, da fabricante Sapphire, para jogos e testes. Será que ela pode ser uma boa opção para você? Confira!
O unboxing de uma placa com fabricação da Sapphire é sempre uma grata surpresa, pois, na maioria das vezes, esperamos por placas bem construídas, se somando a um design diferenciado e desta vez não foi diferente.
O lançamento da RX 5500 XT, em 2019, chegou como uma placa intermediária para disputar mercado com a concorrente GTX 1650 Super, da Nvidia.
Arquitetura RDNA, fabricada com 7 nm de litografia, com barramento PCI Express 4.0 (dobro de volume de dados da PCIe 3.0). Utiliza memórias GDDR6, com uma interface de 128 bits e para finalizar alguns detalhes desse modelo da AMD, temos os 1.408 Stream Processors, com 6,4 bilhões de transistores.
E logicamente, sempre que temos um modelo da Sapphire, esperamos os detalhes melhorarem um pouco mais, acrescentando o toque da empresa.
O modelo PULSE da Sapphire conta com uma frequência de boost de 1.845MHz (base de 1.737MHz), TDP de 130W, alimentada por um conector de 8 pinos (o fabricante recomenda uma fonte de alimentação de 450W). Possui 4 conectores de saída, podendo receber até 4 monitores, sendo um do tipo HDMI e 3 DisplayPort.
Para a refrigeração, a placa possui dois robustos fans e no desenho do seu reforçado backplate de alumínio, podemos encontrar aberturas que facilitam a refrigeração da placa de vídeo.
Este modelo conta com o BIOS Switch, que é um interruptor físico que dá acesso a dois BIOS distintos, que você pode usar como uma segurança ou com uma configuração personalizada.
Muitas novas tecnologias acompanham esse lançamento da AMD, sendo o Anti-lag, FreeSync e o Image Sharpening (acrescenta maior nitidez as imagens), alguns dos exemplos.
Fomos aos testes, colocando em todos eles a resolução campeã para essa placa, o Full HD.
Warzone
Iniciamos pelo teste pesado do game Warzone, onde colocamos as configurações gráficas no alto e no médio, com apenas a resolução de texturas no baixo, para não estourar a VRAM, e os FPS ficaram numa média de 120 quadros por segundo e um frametime liso e estável nos 8 a 9ms, que se traduziu em uma jogabilidade competitiva.
A RX 5500 XT operou em 99% de uso, com uma temperatura média de 74 ºC e a VRAM ficou no limite de 3600MB.
Força Horizon 4
No Força Horizon 4, colocamos as configurações gráficas no alto e os FPS ficaram numa média entre 110 a 120 quadros por segundo e o frametime não passou dos 8ms, sendo liso e baixo. Ótimos cenários e excelente jogabilidade.
A placa de vídeo trabalhou em 99%, com uma temperatura mais baixa, de 62 ºC, e a VRAM teve um uso de 3800MB (total de 4GB).
Fortnite
Para encerrar, colocamos mais um game competitivo e que é também muito pedido pelos inscritos do canal, o Fortnite, que rodamos com os seus gráficos no alto e mais uma vez os FPS ficaram em torno dos 120 quadros por segundo e com o frametime estável de 8ms.
Uma operação tranquila para a RX 5500 XT que levou o game sem maiores problemas, tendo um uso de 99%, com uma temperatura de 78 ºC e desta vez a VRAM não superou os 3GB, ficando nos 2600MB.
Uma excelente placa para Full HD, com muitas tecnologias, litografia baixa e clock alto, podendo ser uma opção que está no mesmo valor de sua concorrente, a GTX 1650 Super, sendo ambas encontradas por volta dos R$ 1.499.