O Ryzen 5 4650G dispensa placa de vídeo mesmo? Veja até onde vai sozinho em jogos

Uma solução que pode ser interessante, para o problema com as placas de vídeo em 2021 (preço e escassez) é utilizar o processador, AMD ou Intel, com placa de vídeo integrada (chip gráfico integrado), pois dependendo do desempenho pode suprir bem as necessidades de trabalho e alguns jogos.

Ryzen PRO
Ryzen PRO

Já trouxemos testes para o canal do Ryzen 3 3200G e do Ryzen 5 3400G e foram boas opções de integração, com custo-benefício. Agora, neste vídeo, estamos trazendo o Ryzen 5 PRO 4650G, processador de 4ª geração que é mais voltado para o mundo corporativo, mas já é encontrado em lojas como a Terabyte e vem com um chip gráfico mais poderoso que os analisados anteriormente no canal.

Especificações do Ryzen 5 PRO 4650G
Especificações do Ryzen 5 PRO 4650G

Processador de 6 núcleos físicos e 12 lógicos (threads), com clock básico de 3.7 GHz e pode chegar no máximo aos 4.2 GHz, consumo de 65W, sendo bloqueado para overclocking, mas ele tem um desempenho próximo ao conhecido Ryzen 5 3600X.

Comparativo do Ryzen 5 PRO 4650G vs 5 3600X
Comparativo do Ryzen 5 PRO 4650G vs 5 3600X

O seu chip gráfico, sem uma memória alocada, que pode ser de 256MB até 2GB, tem uma performance interessante, chegando a uma RX 560.

Comparativo da processador Radeon
Comparativo da processador Radeon

Montamos o setup para testes utilizando o CPU cooler padrão da AMD, 16GB de memórias RAM DDR4 da AORUS (2X8GB), que chega até 3600MHz, numa placa mãe B450M também da AORUS, da marca GIGABYTE.

Kit montado para testes
Setup montado para testes

Vamos inicialmente fazer os testes como se fossemos um usuário comum, que apenas ligaria o equipamento para jogar, apesar do processador suportar memórias de até 3200MHz e todo um procedimento que podemos fazer para melhorar ainda mais o desempenho.

Seria um teste standard, sem ajustes ou maiores preocupações técnicas, mas apenas deixando todos os testes em Full HD, como padrão.

GTA V
GTA V
GTA V

Iniciamos pelo clássico GTA V, com todas as configurações gráficas no normal, 144Hz, e os FPS ficaram entre 40 a 50 quadros por segundo, com um frametime estável em 22ms, apresentando uma boa jogabilidade, cenários bonitos e detalhados, mesmo não alocando memória para a VRAM.

O processador Ryzen trabalhou pouco, ficando em 28%, mas o chip RADEON alcançou os 99% de uso, com uma temperatura de 48 ºC. A memória alocada de VRAM chegou aos 487MB.

Euro Truck Simulator 2
Euro Truck Simulator 2
Euro Truck Simulator 2

O segundo a ser testado, foi o Euro Truck Simulator 2, onde colocamos as configurações gráficas no médio e com cenários bonitos e boa jogabilidade, os FPS ficaram entre 80 a 90 quadros por segundo, com um frametime baixo de 11ms.

A placa de vídeo operou em 99%, com uma temperatura de 47 ºC e a VRAM utilizada foi de apenas 490MB. O Ryzen teve um uso ainda menor neste teste, ficando em 13%.

PUBG
PUBG
PUBG

O terceiro a ser testado foi o PUBG, em sua versão para PC, onde colocamos as configurações gráficas no baixo (com sombras ativadas) e os FPS ficaram entre 45 a 50 quadros por segundo, com um frametime liso em 21ms. Bons cenários e boa jogabilidade, diversão garantida.

O Ryzen trabalhou em 24%, com o chip gráfico em 99% de uso e a temperatura em 49 ºC. A VRAM novamente ficou no limite de 487MB.

Fortnite

Fortnite
Fortnite

E para encerrar os testes standard, utilizando em jogos sem muitos ajustes, rodamos o competitivo Fortnite, com as configurações gráficas no baixo, o 3D em 100% e os FPS ficaram entre 55 a 65 quadros por segundo, com um frametime baixo em 15ms. O game ficou ótimo para jogar e com cenários detalhados.

A atividade do CPU chegou a 43%, com o RADEON ficando no limite de 98% de uso, com uma temperatura de 51 ºC.

O sistema, em modo standard, totalmente sem ajustes, utilizou apenas 2700MHz da memória, afetando sensivelmente os FPS.

Processador reconhecido pelo BIOS
Processador reconhecido pelo BIOS

Abaixo listamos alguns procedimentos sugeridos e que faremos no próximo vídeo, com novos resultados.

Entrando no BIOS da placa mãe:
  • Habilitar o XMP das memórias, pois geralmente elas têm uma velocidade nominal melhor, mas é preciso ativá-las. Nas memórias AORUS o limite é de 3600MHz.
    O clock maior, vai melhorar o desempenho geral do sistema.
  • Alocar o máximo de memória para a placa de vídeo (chip gráfico RADEON), que no caso seriam 2GB da memória RAM, que o sistema utiliza como VRAM.
  • Desabilitar em Trusted Computing, o Security Device Support, segundo a orientação do Ricardo da Casual Games, que nos forneceu o processador Ryzen. Essa função faz um boot mais seguro do sistema operacional, ajudando, por exemplo, na guarda de senhas tanto de hardware, quanto relacionados a segurança como o SSH (item mais utilizado em empresas).
Ryzen 5 PRO 4650G na Terabyte
Ryzen 5 PRO 4650G na Terabyte

Um excelente processador, que pode ser encontrado no Brasil por valores em torno de R$ 1500, um bom custo-benefício, pois soma um ótimo CPU Ryzen a uma placa de vídeo de entrada, que ainda pode render muito mais em trabalho e jogos.

Ryzen 5 no AliExpress tem o mesmo valor que o novo no Brasil
Ryzen 5 no AliExpress, não compensa, pois tem o mesmo valor que o novo no Brasil

Links relacionados:

Aprenda Montagem e Escolha de Peças Para Computadores: https://cursomontarpc.com/

Aula de Manutenção Preventiva de Placas De Vídeo: https://cursomontarpc.com/aula-online/

O RYZEN 5 4650G DISPENSA PLACA DE VÍDEO MESMO? VEJA ATÉ ONDE VAI SOZINHO EM JOGOS

Posts Recentes

Nossos Vídeos

TOP Categorias

Veja Também