Recebemos da GIGABYTE a nova placa mãe, o modelo Z590 AORUS PRO AX com chipset para a plataforma LGA 1200, pronta para a 11ª geração dos processadores da Intel. Fizemos uma análise e testes na placa com o novo processador i9 11900K, que a GIGABYTE também nos enviou.
A placa mãe Z590 AORUS PRO AX tem tantos detalhes, com tantas tecnologias embarcadas que inicialmente faremos a apresentação completa apenas dela, mostrando uma boa parte de suas propriedades.
Já no seu unboxing, pudemos conferir o perfil premium desse modelo da GIGABYTE, desde a ótima embalagem até o acompanhamento de cabos (4 cabos SATA 3, cabo RGB, 2 de sensores térmicos), manual e guia de usuário. Placa com um ano de garantia.
Fizemos o unboxing rapidamente do processador i9 11900K, onde a caixa da Intel tem um novo desenho, com uma nova apresentação para a linha da fabricante.
A nova Z590 é muito robusta, com um PCB reforçado, componentes de alta qualidade, com reforço nos slots de memória e no PCIe X16.
É possível conferir o reforço no soquete LGA1200, pronto para receber tanto a 10ª como a 11ª gerações dos processadores Intel Core.
Estrutura que pode garantir a alta tensão e aquecimento desses processadores, com 13 fases no seu VRM (módulo regulador de tensão) e sobre os circuitos podemos conferir grandes dissipadores de calor, muito bem construídos.
A placa tem 4 slots de memórias RAM, com reforço em suas estruturas.
Para garantir uma ótima refrigeração, a Z590 conta com 7 conectores para instalação da refrigeração. E também possui conectores para o sistema de luzes RGB.
Ela tem 3 PCI Express, sendo uma x16 já do padrão 4.0 e dois x4. E falando em slots de conexão, ela também possui 4 slots para SSD NVMe M.2, padrão PCIe 4.0, protegidas por dissipadores bem construídos (com reforço de thermal pads) que acompanham o desenho da placa mãe.
Tem um bom dissipador até sobre o chipset da placa, com a logomarca da AORUS.
Para a energia, ela possui o conector de 24 pinos, mais um de oito e outro de quatro pinos para o processador, também de construção reforçada.
Áudio de alta qualidade, sempre presente nas placas AORUS, com proteção extra contra ruídos.
O espelho traseiro da placa é embutido, conectado aos dissipadores de calor, sendo bem completo, com destaque para a sua porta USB para atualização de BIOS, o Q-Flash, que tem o botão localizado no outro canto da placa.
Conectores traseiros da Z590:
- 1 porta USB Type-C, com suporte para USB 3.2 Gen 2×2
- 4 portas USB 3.2 Gen 2 Type-A (vermelho)
- 4 portas USB 3.2 Gen 1
- 4 portas USB 2.0 / 1.1
- 2 conectores de antena SMA (2T2R)
- 1 x DisplayPort
- 1 porta RJ-45
- 1 x conector óptico de saída S / PDIF
- 5 tomadas de áudio
Com o sistema Q-Flash, é possível atualizar o BIOS apenas com a fonte de alimentação e o pen drive com o arquivo de atualização, sem processador ou memórias instaladas.
Montamos o setup com a placa mãe utilizando um water cooler AORUS e o processador i9 11900K, que irão receber uma atenção especial em vídeos posteriores.
O BIOS AORUS é bem completo, com todas as informações disponíveis já no Easy Mode, sendo bem claras, e no Advanced Mode o usuário pode ter acesso a mais detalhes e diversos controles de ajustes como voltagem, overclock de processador e memória etc. Aliás, a parte de softwares de controle é um destaque da GIGABYTE, contando com diversos programas e aplicativos que administram desde a refrigeração, desempenho e até o setup RGB de seus equipamentos.
Na sequência final, fizemos os testes de stress com o programa AIDA64, para conferir as temperaturas referentes a placa mãe, não esquecendo de dar uma olhada no processador.
A primeira sessão de stress da placa mãe foi com o módulo de Teste de Estabilidade do Sistema, no AIDA64, colocando os itens Stress CPU, FPU, Cache e System memory para serem estressados por cinco minutos.
Com o processador consumindo 155W, as fases do VRM da placa ficaram em 50 ºC, o dissipador do VRM ficou por volta dos 43 ºC e o chipset em 40 ºC. Memórias ficaram a 33 ºC e ao lado do processador se manteve em 36 ºC.
Testamos num cenário onde estávamos sem o ar condicionado ligado, com a temperatura ambiente em 27 graus.
Na sequência, atualizamos o BIOS da placa mãe, onde com certeza, alguns controladores foram atualizados, garantindo mais estabilidade, e assim fizemos um novo teste de stress do sistema.
O processador i9 ficou em torno dos 65 ºC, depois de 5 minutos de stress, as bobinas do VRAM ficaram em 51 ºC e o seu dissipador ficou em 44 ºC. A temperatura ficou em 34 ºC, junto aos slots das memórias e o dissipador do chipset chegou aos 43 ºC.
Após a atualização, o consumo do processador baixou para 133W, no seu máximo, e o VRM se manteve na temperatura média de 50 graus, indicando uma melhora no aproveitamento da tensão, mantendo as temperaturas, mesmo no stress do sistema. Isso mostra a importância de se verificar a necessidade da atualização do BIOS.
A excelente placa mãe Z590 AORUS é uma opção para quem precisa de alto desempenho, com alta qualidade e tecnologia, sendo ideal para os usuários mais exigentes.
Aqui, fizemos um resumo de suas propriedades e tecnologias, valendo conferir no site da fabricante o conjunto impressionante de inovações e detalhes sobre ela.
- Aprenda Montagem e Escolha de Peças Para Computadores: https://cursomontarpc.com/
- Aula de Manutenção Preventiva de Placas De Vídeo: https://cursomontarpc.com/aula-online/