Recebemos da GIGABYTE a placa de vídeo mais poderosa até hoje testada no canal e que junto com a RX 6900 XT da AMD, são as duas mais incríveis placas do mercado, estamos falando da GeForce RTX 3090.
O modelo da Gigabyte que recebemos é a Gaming OC, versão premium que possui 4 anos de garantia, sendo 3 por padrão e mais 1 ano se o usuário se registrar pelo site.
Aliás, depois de analisar as outras duas placas da família RTX 30 (3070 e 3080), nos deparamos com uma placa ainda mais robusta. Inicialmente, veja as características:
- Clock – 1755 MHz (base de 1695 MHz)
- CUDA Cores – 10496
- Clock de memória – 19500 MHz
- Quantidade de memória – 24GB
- Tipo de memória – GDDR6X
- Latência de memória – 384bit
- Barramento PCIe – 4.0 x 16
- Resolução máxima – 7680×4320@60Hz (8k)
- DirectX – 12 Ultimate
- Fonte de alimentação – 750W
- Conectores de alimentação – 2X 8 pinos
- Saídas – 3X DisplayPort 1.4a e 2X HDMI 2.1
- Suporte SLI – 2-way NVIDIA NVLINK
- TDP – 350W
Este excelente projeto da GIGABYTE, tem a estrutura do PCB reforçado, possuindo um backplate de respeito, deixando o comprimento da placa em 320 mm, sendo necessário um suporte para placas VGA instalada no PC.
Ela tem o seu Sistema Windforce de Resfriamento 3X ainda mais robusto, que conta, além das ventoinhas com rotação alternada (2X 90mm e 1X 80mm), com uma larga placa de cobre que tem contato direto com a GPU, somado a 7 heat pipes. No backplate é possível ver uma abertura que ajuda na dissipação do calor, aliás, a placa possui um grande dissipador, que completa a estrutura.
O modelo OC da Gigabyte possui o Dual BIOS, que é um segundo BIOS da placa de vídeo, vindo configurada em seu modo mais silencioso (Silent Mode) e o outro, por padrão, que já vem ativado, é o modo OC.
Para garantir o modo Overclocking por padrão, a RTX 3090 possui componentes de alta durabilidade, segundo anunciado pela própria GIGABYTE:
“A placa de vídeo usa o melhor projeto de fase de energia para permitir que o MOSFET opere em temperaturas mais baixas, e com projeto de proteção contra superaquecimento e balanceamento de carga para cada MOSFET, além dos indutores e capacitores certificados Ultra Durable, para fornecer desempenho e vida útil mais longa do sistema.”
E para completar os diferenciais dessa grande placa de vídeo, temos o suporte para Nvidia NVLINK (NVIDIA SLI), onde é possível instalar duas placas idênticas no PC, combinando a sua potência por uma Ponte GeForce RTX NVLink, para oferecer a melhor experiencia em games 4K ou realidade virtual (VR).
Não esquecendo que são 24GB de memórias GDDR6X em 384bits, entregando alta velocidade e ainda podendo utilizar o PCIe 4.0. Vamos aos testes?
Montamos o setup no PC principal da TecnoArt com o Ryzen 7 3700X, 16GB de memória RAM e uma fonte de alimentação de 750W.
CoD: Warzone
Iniciamos os testes com o detalhado e pesado Warzone, que dessa vez teve um setup a altura de suas exigências gráficas. Colocamos a resolução em 4k, com as configurações no Ultra, uma coisa ou outra no alto, resolução de texturas no normal (driver deu uma pane acima disso) e os outros filtros todos ligados, inclusive o Raytracing e mesmo assim os FPS ficaram na média de 110 quadros por segundo, com um frametime baixo e liso de 8ms.
O visual excelente pediu 96% de uso da placa de vídeo, que ficou com uma temperatura de 75 ºC e a sua memória teve quase 8GB de VRAM sendo solicitada.
Fortnite
O segundo teste ficou por conta do Fortnite, outro game competitivo que colocamos a resolução em 4k, com as configurações gráficas no máximo (modo Épico), com todos os filtros ativados e os FPS ficaram na média de 210 quadros por segundo, com o frametime estável em 6ms.
Dessa vez a RTX 3090 operou com 66% de sua capacidade, com uma temperatura de 73 ºC e a VRAM ficou numa média de 4000MB (do total de 24GB).
Forza Horizon 4
Para encerrar os testes, colocamos o Forza Horizon 4 para rodar e novamente a resolução ficou em 4k, com as configurações gráficas no Ultra e o setup entregou cenários e detalhes excelentes, com um FPS em torno dos 130 quadros por segundo, com um frametime de 8ms, sendo baixo e liso.
A placa de vídeo teve um uso de 91%, com uma temperatura em torno dos 72 ºC e um consumo de VRAM em 5500MB.
Esta placa de vídeo, que é o sonho de muitos que lidam com computação gráfica e jogos pelo mundo, está saindo no Brasil entre 12 a 15 mil reais, um valor extremo por motivos como o dólar muito alto, impostos locais e por ser recém lançada.
Em breve faremos mais testes em jogos, com todas as resoluções possíveis.