A refrigeração é uma parte importante para a computação, pois uma boa temperatura garante um bom desempenho de todos os componentes, principalmente do processador (CPU). Se for um Intel ou AMD, muitas vezes o CPU Cooler da própria empresa parece não dar conta de tanto calor e nesse caso, o mais indicado é procurar um cooler mais robusto, que possa diminuir a temperatura. Por isso neste vídeo, vamos indicar um bom CPU Cooler que possa dar conta desse problema.
Recebemos o Air Cooler Gamer Rise Mode, modelo G700, que é tão robusto e bem construído como o G800, também da Rise Mode, já analisado aqui. Ele possui 2 fans de 90mm, totalizando 180mm de bom fluxo de ar, montado sobre um grande dissipador de alumínio, com 4 heat pipes de cobre para condução do calor.
Ele não possui as luzes RGB como o G800, mas sim um LED azul muito bonito e elegante, sendo também muito silencioso, compatível com a maioria das plataformas Intel e AMD.
No unboxing conferimos que ele veio bem acondicionado, acompanhado de base para instalação e pasta térmica. Sua garantia é de 1 ano.
Mais detalhes do G700:
- Modelo: RM-AC-O7-FB
- TDP: 130W
- Sockets:
Intel: 775/1150/1151/1155/1156/1366
AMD: AM4/AM2/AM2+/AM3/AM3+/FM1/FM2 - Heat Pipe: 4
- Tamanho: 2x 90 x 90 x 25 mm
- Velocidade:800-2100 RPM
- Ruído: 18dB(A)
- Fluxo de ar: 55 CFM (MAX)
- Tipo de rolamento: Rolamento hidráulico
- Cor do Led: Azul
- Conector: 4pin PWM
- Tensão: 12v
- 30000 Horas
- 1 ano de garantia
- 615 gramas (bruto com embalagem)
Vamos fazer um comparativo de desempenho entre o G700 e o CPU Cooler da AMD, o seu Wraith Stealth que acompanha muitos dos seus processadores, mesmo quando o modelo é um pouco mais quente, sendo um Cooler Box simples.
Usaremos o Ryzen 5 4650G, que possui um chip gráfico RADEON, com 6 núcleos e 12 threads e um TDP de 65W. Um bom processamento que pode esquentar bastante.
O cenário para os testes
Foram feitos sob um ar-condicionado com a temperatura de 23 ºC e a pasta térmica utilizada foi exatamente a mesma para os dois coolers: pasta térmica da Rise Mode que acompanha o G700. E o processador Ryzen trabalhou em stock, ou seja, sem overclock, apenas com o seu clock base.
Cooler Box da AMD
Instalamos o Cooler da AMD, que iniciou a operação com a temperatura de 36 ºC.
Para o stress do CPU utilizamos o programa AIDA64, em seu módulo de Teste de Estabilidade do Sistema, habilitando os itens Stress CPU e Stress FPU por cerca de 11 minutos.
Como resultado desse teste de stress, o Ryzen ficou entre 89 a 90 ºC, sendo uma temperatura limite, ficando bem perto de um problema para o processamento.
Air Cooler G700 Rise Mode
Instalamos o CPU Cooler da Rise Mode e estressamos o processador novamente por cerca de 12 minutos, com o programa AIDA64 e o resultado máximo foi de 75 ºC, ou seja, foram 15 graus mais frio que o Cooler Box da AMD, sendo um excelente resultado.
Marca que pode ser ainda melhor, se você utilizar uma pasta com uma condutividade térmica ainda maior, podendo gerar até 5 graus ou mais de diferença no resultado.
Dependendo do desenho da placa mãe e a posição das memórias, o Air Cooler G700, pode invadir o espaço dos slots das memórias, mas nesse caso você pode movimentar o fan para cima, dando liberdade para a instalação delas.
O G700 é um excelente upgrade para o resfriamento do processador, nunca esquecendo que a Rise Mode conta com outras soluções interessantes para outros perfis de temperatura.
Links Relacionados:
- Sigam a RISE MODE no INSTAGRAM https://www.instagram.com/rise.mode/
- Facebook https://www.facebook.com/risemode.com…
- Loja oficial RISE MODE https://www.lojarisemode.com.br/
- Cupom de desconto: tecnoartrise
- Site Rise Mode https://www.risemode.nz
Aprenda Montagem e Escolha de Peças Para Computadores: https://cursomontarpc.com/
Aula de Manutenção Preventiva de Placas De Vídeo: https://cursomontarpc.com/aula-online/