A próxima geração de placa de vídeo vai ser definitivamente marcada pela Nvidia RTX 4090. O motivo é que o poder de processamento e, consequentemente, a potência da fonte que a placa vai precisar são colossais.
A atual geração é liderada pela RTX 3090 que faz parte de uma das placas mais incríveis já produzidas. Tal motivo faz com que ela seja uma das placas com melhor custo-benefício tendo em vista toda a performance que ela é capaz de entregar.
Portanto, o lançamento da RTX 4090 deve deixar a capacidade da RTX 3090 bem atrás. Por isso, já existem rumores dizendo que o lançamento da RTX 4090 será o lançamento do produto mais aguardado do ano. Acima de tudo, o hype é real, ainda mais porque é a primeira placa de vídeo com a nova arquitetura Lovelace.
A arquitetura Nvidia Lovelace é a sucessora da arquitetura Nvidia Ampere. Nesse sentido. existem rumores apontam que essa mudança arquitetura pode ser uma revisão total do conceito de arquitetura, podendo resultar em um grande salto tecnológico. Assim, todos esses fatores criam um hype ainda maior para o lançamento.
A data de lançamento
Apenas fazendo um pequeno adendo, a primeira placa de vídeo com arquitetura Ampere foi lançada em Setembro de 2020 com a Nvidia GeForce RTX 3080. Em Outubro, do mesmo ano, foi lançada a Nvidia GeForce RTX 3090.
Além disso, a data de lançamento como sabemos depende do lugar. Portanto, existem rumores que a placa deve ser lançada em torno de Setembro de 2022. E um fato curioso que pode acontecer é o lançamento da versão 4090 antes das versões 4080 e 4070.
O preço da Nvidia RTX 4090: uma incógnita
Ainda não se sabe qual vai ser o valor da RTX 4090 em dólares. O que podemos dizer é: em reais, depois dos impostos e tarifas abusivos do Brasil ela vai ficar cara. Uma RTX 3090 hoje custa por volta de $ 1,500 dólares. Já convertendo para real ela acaba custando por volta de R$ 9,000 com os impostos.
Apesar das placas de vídeos terem baixado o preço por causa da diminuição da demanda. Diminuição essa resultante da mineração de criptomoedas ter sofrido uma queda brusca.
Portanto, outro ponto que é comum acontecer em produtos com grande hype é alguma loja comprar um lote muito grande e vender a um preço muito maior do esperado. Sendo assim, até o momento não foram criadas especulações quanto a preço.
Especificações técnicas da Nvidia RTX 4090
É importante dizer que todas as informações aqui ainda não foram confirmadas. Então trata-se de rumores ou até mesmo especulações.
Apesar disso, dois pontos são certeiros sobre a Nvidia RTX 4090: ela vai ser um monstro tanto para capacidade gráfica tanto para consumo de energia.
O TGP (Total Graphics Power) que é a potência energética para manter a placa de vídeo rodando é 600 W. Isso faz dela uma das peças com maior consumo de energia de todos os tempos.
Para que possa ter uma ideia existem computadores Gamers completos que utilizam 600 W de potência.
Em suma, esse é o principal motivo para o grande hype para o lançamento da Nvidia RTX 4090. Uma placa de vídeo que consome 600 W deverá ser realmente, uma máquina.