Se você está pensando em montar um PC para jogos pesados ou para edições de vídeos, por exemplo, é preciso pensar em quanto de memória RAM você vai utilizar, pois hoje em dia, apenas 8GB pode não ser o suficiente, mesmo se você tiver um ótimo processador e uma placa de vídeo legal.
Sempre indicamos uma quantidade entre 12 a 16GB para jogos como o Warzone ou um Cyberpunk 2077, como também para edições de vídeos, mas será que com 32GB não ficaria melhor?
Aproveitando que recebemos da nossa parceira, a Team Group, 32GB de memória RAM DDR4, sendo 4 módulos de 8GB cada, faremos um comparativo entre 16GB e 32GB para edição de vídeos e jogos, será que faz diferença um pouco mais de memória?
Memórias da linha gamer RGB, a T-Force Night Hawk, tem uma latência de CL18 e o modelo que recebemos é de 3600 MHz. São muito bonitas, com um desenho arrojado e um incrível visual RGB.
Os testes foram feitos em nosso PC Gamer principal, equipado com o Ryzen 3700X (8 núcleos e 16 threads), a placa de vídeo é a RTX 3070 e as memórias usadas estavam com o XMP ativado, ou seja, em 3600MHz.
16GB – Edição de Vídeo no Adobe Premier PRO 2020
Iniciamos os testes no Adobe Premier que é muito usado para edições de vídeo, manipulando uma parte de um vídeo do canal de 1 minuto de duração.
Ao dar um preview na linha do tempo, passando o vídeo, o consumo de memória chegou aos 7.8GB, ou seja, se trabalhássemos apenas com 8GB, já estaríamos com problemas.
Passamos para a renderização do vídeo, que tinha uma parte mais pesada, com detalhes e efeitos, usamos então a qualidade máxima na resolução Full HD e a utilização da memória chegou aos 10GB, terminando o trabalho em 2 minutos e 7 segundos. Lembrando que quanto mais detalhes e efeitos, música, maior é o consumo de RAM.
32GB – Edição de Vídeo no Adobe Premier PRO 2020
Mais uma vez, demos preview e manipulamos o mesmo vídeo com os 32GB de RAM, onde o programa da Adobe utilizou basicamente os mesmos 7GB para isso.
Na sequência, fizemos a renderização do arquivo (mesmas configurações anteriores) e o consumo de memória chegou aos 11GB, como resultado, o tempo para finalizar o trabalho foi de 1 minuto e 56 segundos, sendo cerca de 10 segundos menor, que o tempo anterior.
Passando esse exemplo para vídeos maiores, se utilizarmos mais memórias, como os 32GB, numa timeline mais pesada, com muitos efeitos e objetos, com certeza, a produtividade será maior, com uma renderização mais rápida e previews mais ágeis e suaves.
Passamos então para os testes em jogos, utilizando as mesmas configurações dos testes anteriores.
Forza Horizon 4
Neste primeiro teste, colocamos o game Forza Horizon 4 com a resolução em Full HD e as configurações gráficas no alto, e o resultado foi um ganho em FPS com os 32GB de memória RAM, com uma vantagem entre 5 a 10 quadros por segundo, mesmo consumindo quase 1GB a mais de RAM.
CoD:Warzone
E com o exigente e pesado Warzone, onde colocamos a resolução em Full HD e as configurações gráficas no alto, os FPS ficaram ligeiramente melhores no cenário de 32GB de RAM, onde também o consumo de memória foi um pouco mais alto, passando dos 15GB contra os 13GB no cenário com os 16GB instalados.
Geralmente, os usuários que trabalham com edições de vídeos se acostumaram a utilizar o limite de 16GB, mas pelo que vimos nos testes, sempre um pouco mais de memória pode melhorar a produtividade, principalmente se você for lidar com timelines mais pesadas ou com grande volume de vídeos.
Games com lives também é um outro cenário em que mais memória RAM poderia ajudar bastante e, até mesmo, em alguns jogos mais pesados em que o processamento é alto, consumindo muito do setup.
De qualquer forma, não adianta também ter apenas muita memória, pois o interessante é todo setup estar equilibrado, tendo uma boa placa de vídeo e um bom processador, formando um conjunto forte.
- Aprenda Montagem e Escolha de Peças Para Computadores: https://cursomontarpc.com/
- Aula de Manutenção Preventiva de Placas De Vídeo: https://cursomontarpc.com/aula-online/