Mesmo depois da sede da TecnoArt ser atingida por um Ciclone Bomba (junho de 2020) e ter a nossa sede bem avariada, voltamos aos trabalhos para analisar uma ótima aquisição de 2019, a RX 580 de 4GB (GDDR5) da GIGABYTE adquirida usada no AliExpress.
Há um ano esta ótima placa da GIGABYTE foi comprada pelo excelente valor de R$ 470, incluindo o frete, mas com o dólar em alta hoje o seu valor mais que dobrou. É possível encontrar algumas outras de boa qualidade, ainda com um valor interessante, mas é necessária uma boa pesquisa.
A nossa RX 580 chegou um pouco descaracterizada, indicando ter sido muito usada, pois chegou sem o back plate do PCB que protege a placa, detalhes de RGB e nem os adesivos de identificação nos fans (as outras identificações da GIGABYTE permanecem intactas).
Por isso, resolvemos fazer uma verificação e manutenção preventiva da placa de vídeo como a troca da pasta térmica e limpeza dos componentes. E para nossa satisfação e surpresa não foi preciso muito trabalho, pois não havia nem pó ou desgaste dos componentes por oxidação, precisando apenas da troca da pasta. A RX 580 continua com aspecto de nova, sem sinais de muito uso.
RX 580 lançada em 2017 continua sendo um sucesso de vendas. Nas versões de 4GB e 8GB possui 14 nm, interface da memória de 256 bit e um GPU clock que vai da 1257 MHz até 1340 MHz.
Fizemos os testes de stress da placa de vídeo para verificar a sua integridade e desempenho de processamento depois deste ano da aquisição. Iniciamos com o aumento da frequência, em porcentagem de uso, das ventoinhas para melhorarmos ainda mais os testes.
Em seguida usamos o programa Fur Mark para simular o uso total de processamento, colocando as condições no limite máximo e por quase cinco minutos uma animação 3D usou todo o poder da RX 580 e ela, como esperado, foi perfeita, sem travamento, artefatos (sinais de erros da imagem entregue na tela) e a temperatura se manteve em 71ºC de máxima.
Prosseguimos os testes, agora, em jogos para ver a sua performance na prática, iniciando com o pesado e detalhado Assassin’s Creed Odyssey em Full HD e com os gráficos em alta. Usando os cenários de mundo aberto do game, o FPS ficou muito bom, alcançando de 50 a 60 quadros por segundo e o frametime estável. A temperatura da RX 580 ficou na média de 63ºC e o seu uso em torno de 87%. A CPU usada em nosso PC Gamer conta com um Ryzen 7 1700X e 16GB de RAM DDR4.
O próximo game escolhido para testar a nossa placa foi o clássico GTA V que também colocamos em Full HD e com os gráficos em alta. Mesmo o Grand Theft Auto V (Rockstar Games) ser muito bem otimizado para as placas de vídeo da linha Nvidia, a nossa AMD RX 580 teve um excelente desempenho, com ótimos gráficos, mesmo em mundo aberto, cenários noturnos e complexos (muito transito e detalhes das ruas, prédios), a placa de vídeo entregou um FPS entre 80 a 100 quadros por segundo, tendo uma média final de 80. A sua temperatura ficou por volta dos 70ºC e o seu uso alcançou os 90 %. A CPU do nosso PC ficou em torno dos 30%.
Para encerrar, colocamos o muito jogado e pedido Forza Horizon 4 para rodar também em Full HD e com os gráficos em alta. Com excelentes gráficos, o jogo ficou com um frametime bem fluido e estável. Os FPS ficaram na média de 90 quadros por segundo e mesmo com o uso da placa alcançar valores acima de 90%, a sua temperatura não passou dos 68ºC.
Na aquisição de placas usadas no AliExpress, com todos os cuidados de segurança (sempre bons vendedores bem avaliados) e sempre nos atendo as boas marcas, como a GIGABYTE, contamos também com o fator sorte, pois não sabemos quais foram os desafios de nossa placa anteriormente, mas com certeza ela continua robusta e poderosa, mantendo a sua qualidade e desempenho elevados em 2020. Não houve travamentos em nenhum momento e sua temperatura ficou sempre constante com uma média máxima de 68ºC.